Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Problema em paraquedas faz voo tripulado da Starliner ser adiado de novo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Junho de 2023 às 10h36

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre Boeing

O 1º teste de voo tripulado da nave Starliner aconteceria em julho, mas a Boeing decidiu adiá-lo de novo — pela quarta vez. O motivo agora foram os paraquedas, onde enhenheiros da empresa encontraram problemas relacionados à segurança do dispositivo, que poderia não suportar o peso da espaçonave se um dos paraquedas falhar por qualquer razão.

Há dois problemas principais aqui. O primeiro são os componentes da suspensão dos paraquedas principais da Starliner, que têm limite de falha de carga abaixo do esperado. É isso que poderia causar um acidente em caso de falha de um dos paraquedas, pois a NASA exige que pelo menos dois dos três presetes estejam funcionando.

O outro problema está na fita usada para cobrir a fiação da Starliner. Além de ser feita com um material altamente inflamável, há centenas de metros deste componente no interior da nave. E, segundo Mark Nappi, gerente da Starliner na Boeing, seria "altamente improvável" que alguém entrasse lá em meio a uma falha para cortar a tal fita. Então, eles vão tentar usar outro tipo de revestimento sobre a fita já existente, aplicando-o nas áreas mais vulneráveis e reduzindo o risco de incêndios.

Continua após a publicidade

E quando o teste de voo tripulado deve, enfim, acontecer? Ainda não há uma data prevista. Nappi não quer se comprometer a "chutar" uma data ou intervalo de tempo para isso, segundo ele mesmo.

A Boeing é uma das empresas selecionadas pela NASA para levar astronautas à Estação Espacial Internacional pelo programa Commercial Crew. A outra é a SpaceX, que já lançou sete missões à ISS e três voos privados — o mais recente deles foi a missão Ax-2, da Axiom Space.

Fonte: Boeing; Via: Space.com