Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA fornece instruções para que você possa construir seu próprio rover

Por| 01 de Agosto de 2018 às 23h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Os rovers são uma arma poderosa da NASA na exploração de Marte, por exemplo, que já recebeu quatro robôs do tipo enviados pela agência espacial (os já desativados Sojourner e Spirit, além dos atualmente em funcionamento Opportunity e Curiosity). Seus projetos costumam ser guardados a sete chaves, mas a NASA, agora, decidiu fornecer para quem desejar as instruções e conselhos para que qualquer pessoa possa construir seu próprio robô exploratório.

Engenheiros do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) criaram um rover de nível amador que pode ser replicado por praticamente qualquer um. Ok, as peças para sua construção não são exatamente baratas, mas, caso você consiga comprá-las, basta seguir os passos ensinados pela NASA e criar um rover para chamar de seu. Os engenheiros do JPL estimam que é possível montar um rover do tipo com um investimento de US$ 2.500.

O chamado ROV-E foi criado especialmente para engajar o público, sendo levado, também, para salas de aula, museus e eventos escolares para fins de demonstração de sua mobilidade. A máquina é capaz de lidar com qualquer tipo de terreno, sendo uma espécie de versão em miniatura do Curiosity, que explora o Planeta Vermelho.

A NASA ressalta que existem várias maneiras diferentes de se construir o rover, sendo que suas orientações não precisam ser seguidas 100% à risca para que um robô exploratório funcional seja criado. Sendo assim, quem se aventurar em construir o seu próprio mini-Curiosity pode ser criativo cortando alguns recursos menores, economizando uma graninha no final das contas.

Continua após a publicidade

Quem tiver interesse em pelo menos dar uma olhadinha no guia da NASA de como construir um rover igual ao ROV-E, é só acessar o site do JPL's Open Source Build-It-Yourself Rover e conferir as instruções (em inglês).

Fonte: NASA