Publicidade

Visível do Brasil, eclipse lunar mais longo do século acontecerá em julho

Por| 27 de Junho de 2018 às 15h45

Link copiado!

Visível do Brasil, eclipse lunar mais longo do século acontecerá em julho
Visível do Brasil, eclipse lunar mais longo do século acontecerá em julho

Eclipses lunares acontecem quando a Lua é ocultada parcial ou totalmente pela sombra da Terra, sendo este um fenômeno visível a olho nu, a depender da região do globo onde você se encontra. Eles ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, com a Terra ficando entre a estrela e o satélite natural. E no dia 27 de julho teremos o privilégio de observar este que será o eclipse lunar total mais longo do século — o fenômeno será visível da América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália.

O eclipse terá duração total de 105 minutos e, no mapa abaixo, podemos ver exatamente quais regiões poderão acompanhar o acontecimento histórico. Aqui do Brasil, o eclipse será visível no "nascer" da Lua, a partir das 16h30, no horário de Brasília.

Ainda, durante o eclipse, a Lua parecerá estar avermelhada no céu, pois a luz do Sol ainda é refratada e curvada ao redor da atmosfera da Terra. Sem dúvidas, será um momento digno de admiração, daqueles de lembrar para a vida toda.

Continua após a publicidade

Quer dizer, isso se a visibilidade do céu estiver bacana, é claro. Já se o céu estiver feio e nublado, impedindo que a gente assista a este fenômeno histórico, certamente poderemos observá-lo via streamings pela internet. Um serviço que já anunciou sua cobertura é o site Virtual Telescope, bastando acessar o site de sua webTV no dia e horário em que o eclipse começar.