Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo | Roscosmos libera vídeo mostrando momento da falha na Soyuz

Por| 01 de Novembro de 2018 às 17h54

Link copiado!

NASA
NASA

Na manhã desta quinta-feira (1º), o perfil no Twitter da Roscosmos, a agência espacial russa, publicou um vídeo incrível do lançamento do foguete Soyuz, que precisou ser pousado emergencialmente após falhas, em 11 de outubro. Estavam a bordo da cosmonave o astronauta Nick Hague, da NASA, e o cosmonauta Alexey Ovchinin, da Roscosmos. Ambos estavam viajando rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) quando um dos propulsores da Soyuz não conseguiu se separar de forma adequada do foguete, momento que pode ser visto com nitidez a partir dos 1:25 do vídeo postado pela agência espacial russa:

O foguete já estava a 50 quilômetros do solo quando a falha ocorreu, ocasionando a reentrada da nave na atmosfera terrestre praticamente em queda livre por mais de 30 minutos. Apesar do susto, Hague e Ovchinin conseguiram fazer o pouso de emergência em segurança. "Sabíamos que, se quiséssemos ter sucesso, precisávamos ficar calmos e precisávamos executar os procedimentos à nossa frente da maneira mais suave e eficiente possível", disse Hague à mídia na ocasião.

Segundo divulgação da Roscosmos, a falha se deu durante a montagem do foguete, quando ocorreram danos no sensor. Ela está corrigida, segundo a agência espacial, e os planos são fazer uma nova tentativa de lançamento já na data de 3 de dezembro.

Continua após a publicidade

Fonte: Gizmodo