Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Rússia se prepara para novo lançamento do Soyuz após acidente recente

Por| 31 de Outubro de 2018 às 21h00

Link copiado!

NASA
NASA

A Rússia já está planejando o próximo lançamento tripulado para a Estação Espacial Internacional, após o acidente do último dia 11. O país deve mandar três astronautas (ou cosmonautas, como gostam de chamar os russos) para a ISS com lançamento marcado para 3 de dezembro.

A ideia é que os tripulantes já estivessem lá na ISS, mas a agência espacial Roscosmos cancelou o lançamento desse time por conta de falha em um dos foguetes. Na equipe, estão o cosmonauta russo Oleg Kononenko, o astronauta canadense David Saint-Jacques, e Anne McClain, astronauta dos Estados Unidos.

A falha teria sido causada por que o sensor que deveria indicar a separação entre os dois estágios do foguete não funcionou. O Soyuz funciona em três estágios, sendo que este primeiro serve apenas para elevar os passageiros para fora da Terra e depois é descartado. Com o problema, um dos quatro propulsores não se soltou como deveria e bateu em um tanque de combustível, causando uma explosão.

O trio que tentou chegar à estação no dia 11 voltou para o solo em segurança logo depois. Contudo, Aleksey Ovchinin, da Rússia, e Nick Hague, dos EUA, não fazem parte do time que será enviado à ISS em dezembro, e devem chegar lá somente no ano que vem. Por conta disso, os integrantes que já estão lá na ISS (Alexander Gerst da ESA, Serena Aunon-Chancellor da NASA e Sergey Prokopyev da Roscosmos) devem voltar no final de dezembro à Terra, por volta do dia 20.

Continua após a publicidade

Ainda, há um lançamento não tripulado que foi adiado do dia 16 de novembro, por conta do incidente. Tal envio estava marcado para 30 de outubro.

Fonte: Rocket Science