Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vídeo mostra uma "viagem" pelo universo com o telescópio James Webb

Por| Editado por Rafael Rigues | 09 de Agosto de 2022 às 16h15

Link copiado!

NASA/ESA/CSA/STScI
NASA/ESA/CSA/STScI

Um novo vídeo publicado pela Agência Espacial Europeia (ESA), uma das parceiras no programa do telescópio espacial James Webb, te leva para uma viagem pelo universo com destino à Galáxia da Roda de Carro (Cartwheel Galaxy). Ela fica a cerca de 500 milhões de anos-luz da Terra e, graças aos instrumentos do telescópio, aparece em detalhes espetaculares.

O vídeo começa com uma visão geral do céu e vai aproximando a imagem até chegar à galáxia e suas vizinhas, registradas através dos instrumentos Near-Infrared Camera (NIRCam) e Mid-Infrared Instrument (MIRI). Juntos, eles revelaram detalhes que dificilmente apareceriam nas imagens individuais, chegando ao resultado abaixo:

Continua após a publicidade

Na publicação, os oficiais da ESA explicam que esta galáxia anular (em formato de anel) foi fotografada em uma etapa bastante transitória de sua evolução — os cientistas acreditam que, no passado, ela era uma galáxia do tipo espiral, mas parece ter sofrido uma colisão há cerca de 800 milhões de anos com uma galáxia menor.

O processo resultou na formação de dois anéis: o mais externo está afastando gás e poeira da região da galáxia, enquanto o outro a envolve. “A forma que a Galáxia da Roda de Carro vai tomar eventualmente, considerando essas duas forças em competição, ainda é um mistério”, disseram.

A sequência é incrível, e mostra um pouco do que o telescópio James Webb poderá proporcionar aos cientistas ao longo de suas observações. Embora tenha iniciado as operações científicas há apenas algumas semanas, o novo observatório já registrou a imagem mais profunda do universo até o momento e as galáxias mais distantes já observadas.

Fonte: ESA