Vídeo mostra chuva de meteoros Perseidas vista no interior de SP
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A chuva de meteoros Perseidas proporcionou um espetáculo para as lentes da estação do observatório de astronomia de Nhandeara (SP). O pico do fenômeno ocorreu na segunda (12) e rendeu imagens incríveis capturadas pelos equipamentos do observatório.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Veja as fotos da aurora e da chuva de meteoros Perseidas juntas nos EUA e Canadá
Renato Cássio Potrinieri, astrônomo amador responsável pelos registros, contou em entrevista ao G1 que acompanha esta chuva há anos. “Em 2015 ela foi linda, depois ficou fraca de novo e, este ano, foi legal. Ver eles ao vivo e observar o céu é fantástico. O inverno é a melhor época do ano para observar os astros e o céu", explicou.
Chuvas de meteoros são fenômenos causados por partículas e fragmentos de cometas e asteroides, deixados conforme orbitam o Sol. A Terra atravessa a trilha de detritos destes objetos todos os anos, o que faz com que os pedacinhos ali atravessem a atmosfera e acabem desintegrados pelo atrito com o ar. O processo gera rastros brilhantes no céu, os meteoros.
No caso, a Perseidas é causada por fragmentos do cometa 109P/Swift-Tuttle. Ele leva 133 anos para completar uma volta ao redor do Sol, e esteve nos arredores do Sistema Solar interno pela última vez em 1992.
Os meteoros desta chuva são conhecidos por deixar rastros luminosos e coloridos que permanecem visíveis por mais tempo, quando comparados a outras chuvas. O pico do fenômeno pode proporcionar até 100 meteoros por hora — mas isso no hemisfério norte, onde as condições para observação são melhores. No Brasil, a chuva dos Perseidas é melhor observada na região norte.
O observatório de astronomia de Nhandeara já produziu registros espetaculares de outras chuvas de meteoros — em julho, por exemplo, Potrinieri capturou belas imagens da chuva de meteoros Delta Aquáridas.
Fonte: G1