Veja as fotos da aurora e da chuva de meteoros Perseidas juntas nos EUA e Canadá
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Uma tempestade geomagnética vem atingindo a Terra nesta segunda (12) após o Sol disparar ejeções de massa coronal. O fenômeno rendeu auroras boreais vistas mais ao sul que o comum na Inglaterra, Estados Unidos e Canadá, as quais ficaram ainda mais especiais porque ocorreram junto da chuva de meteoros Perseidas.
As ejeções de massa coronal (CME) são explosões de plasma e campos magnéticos lançados pelo Sol. Duas delas ocorreram em nosso astro no dia 7, e outras foram disparadas no dia seguinte.
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), as partículas deveriam chegar ao nosso planeta entre sexta (9) e domingo (11).
A chegada das partículas eletricamente carregadas poderia causar uma tempestade geomagnética de nível G2. A NOAA classifica estes fenômenos de acordo com a intensidade: as tempestades mais fortes são do nível G5, e as mais fracas, do G1.
No fim, o impacto ocorreu no sábado (10) e foi mais fraco que o esperado. Inicialmente, as partículas solares não causaram a tempestade geomagnética, mas isso mudou conforme nosso planeta mergulhou na área afetada pela CME. É previsto que outras duas CMEs cheguem ainda nesta segunda (12), aumentando a força da tempestade para a categoria G3.
Até agora, a tempestade já rendeu auroras boreais espetaculares nos Estados Unidos e no Canadá. Muitos observadores as registraram acompanhadas pela chuva de meteoros Perseidas, cujo pico deve acontecer na segunda (12). O fenômeno é visível no Brasil.
Fotos da aurora boreal e dos meteoros
Abaixo, você confere algumas imagens da aurora boreal e da chuva de meteoros Perseidas:
Fonte: SpaceWeather