Vídeo mostra chegada da missão privada Ax-4 na ISS e recepção dos astronautas
Por João Melo | •

Os quatro astronautas da missão Ax-4, organizada pela empresa Axiom Space, chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) nesta quinta-feira (26). Foram 28 horas de viagem entre o lançamento do foguete Falcon 9 no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 3h31 de quarta-feira (25), e a chegada ao destino final às 7h31 do dia seguinte.
- Como é ver um lançamento da SpaceX de perto? O Canaltech te conta!
- Missão privada da Axiom Space levará 1º indiano à Estação Espacial Internacional
Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA e comandante da missão, o indiano Shubhanshu Shukla, o polonês Sławosz Uznański-Wiśniewski e o húngaro Tibor Kapu viajaram a bordo da cápsula Crew Dragon Grace.
Em um vídeo compartilhado pelo perfil da ISS no X (@Space_Station), é possível ver o momento exato em que a veterana da NASA e os três estreantes em missões no espaço chegam à porta zenital do módulo Harmony.
Recepção de outros astronautas
Uma vez dentro da Estação Espacial Internacional, os tripulantes da Ax-4 foram recepcionados pelos astronautas que estão a bordo pela missão Expedition 73, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).
"Com a chegada de vocês, somos 11 astronautas de seis países, e todos nós estamos aqui para promover a exploração espacial humana e a pesquisa científica, simbolizando a cooperação internacional. Portanto, a partir deste momento, vocês também fazem parte da Expedition 73”, disse Takuya Onishi, comandante da missão da JAXA, em discurso de boas-vindas.
"Estamos ansiosos para trabalhar muito com vocês e realmente apreciamos todo o apoio que nos deram antes mesmo de chegarmos aqui", respondeu Peggy Whitson.
Detalhes da missão Ax-4
A previsão é de que a missão Ax-4 dure duas semanas, período em que os astronautas devem realizar mais de 60 experimentos científicos. Além disso, a estadia dos viajantes na ISS também deve incluir ações de divulgação em áreas como ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Apesar da chegada bem-sucedida da tripulação ao destino final, a quarta missão espacial da Axiom Space sofreu uma série de adiamentos. Inicialmente, os astronautas seriam lançados ao espaço em 11 de junho, mas empecilhos como ventos fortes e vazamentos no Falcon 9 e na própria ISS impactaram o cronograma do voo.
Leia mais:
- Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025
- Quase todos os dias | SpaceX busca o recorde de 170 lançamentos orbitais em 2025
VÍDEO | COISAS DO DIA A DIA CRIADAS PELA EXPLORAÇÃO ESPACIAL
Fonte: Space; Axium Space; NASA