Vídeo da NASA mostra 5 mil galáxias observadas pelo James Webb

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

F. Summers,G.Bacon,J.DePasquale,L.Hustak,J. Olmsted,A.Pagan

O telescópio James Webb já encontrou galáxias antigas e diversas, e milhares delas foram reunidas em um vídeo divulgado pela NASA nesta segunda (10). A animação é uma visualização científica das observações realizadas durante o levantamento CEERS (sigla de Cosmic Evolution Early Release Science), e mostra em três dimensões as galáxias mais próximas e as mais distantes.

O vídeo mostra um pouco da região entre as constelações Ursa Maior e Boötes, o Boieiro. A área foi observada pelo telescópio Hubble entre 2004 e 2005 e abriga cerca de 100 mil galáxias.

Na animação abaixo, você encontra representações de 5 mil delas, sendo que muitas nunca foram vistas antes:

As mais próximas e complexas aparecem no começo do vídeo. Elas ficam a poucos bilhões de anos-luz da Terra, e conforme a animação avança, dão lugar a galáxias mais distantes, revelando etapas diferentes da história e evolução do universo.

A galáxia mais distante representada no vídeo é a chamada Galáxia de Maisie. Ela foi formada há cerca de 13,4 bilhões de anos, ou, se preferir, aproximadamente 390 anos após o Big Bang, e só pôde ser observada após o Webb iniciar suas operações.

Claro, ela não é a primeira galáxia extremamente distante que conhecemos, mas é um ótimo exemplo de galáxia primordial que somente o Webb poderia identificar. Graças à expansão do universo, a luz destes objetos primordiais sofreu desvio para o vermelho, e os instrumentos do Webb têm sensibilidade suficiente para detectá-la.

Além de mostrar o quão longe o James Webb consegue “enxergar”, a visualização mostra como as observações do telescópio Hubble contribuíram para os estudos de galáxias. Em vários casos, os dados deste foram combinados aos do Webb, permitindo que os pesquisadores descobrissem quais galáxias realmente estavam mais distantes e eram mais antigas.

Para os próximos passos, os cientistas planejam estudar a formação das estrelas nas galáxias primordiais. “Estas observações excederam nossas expectativas, o número de galáxias que estamos encontrando no universo primordial está na ponta superior de todas as previsões”, comemorou Steven Finkelstein, investigador principal do programa CEERS.