Vida na Terra pode ter surgido graças a vulcões e meteoros

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

NASA Goddard/CI Lab/Dan Gallagher

Parece que meteoritos e vulcões tiveram um papel importante no surgimento da vida na Terra. Segundo um novo estudo, o ferro contido nas rochas espaciais e no magma vulcânico serviram de catalisador para a formação de compostos fundamentais para os organismos.

Há um bom tempo os cientistas tentam decifrar a origem da vida usando diferentes métodos, e um deles é identificar como os aminoácidos, proteínas, RNA e DNA — os chamados blocos de construção da vida — se formaram.

Durante suas investigações sobre o tema, Oliver Trapp, professor da Universidade Ludwig Maximilians e Instituto de Astronomia Max Planck, percebeu que um processo químico comum poderia ter sido responsável pela formação dos blocos de construção.

Tal processo é uma técnica que utiliza partículas metálicas como catalisadores para transformar monóxido de carbono e hidrogênio em hidrocarbonetos. Se isso tiver acontecido naturalmente na Terra primitiva, talvez os compostos orgânicos tenham se formado dessa maneira.

O ferro contido nos meteoritos e nas cinzas vulcânicas poderia executar essa função de catalisador para as reações químicas, segundo os autores. Seus experimentos mostram que talvez eles estejam certos: as condições da atmosfera primitiva poderiam, de fato, converter dióxido de carbono e hidrogênio em hidrocarbonetos.

Esses resultados incluem a formação de compostos orgânicos importantes para a construção de ácidos graxos, nucleobases de DNA, açúcares e aminoácidos. Considerando que a ciência ainda não chegou a um consenso sobre a composição da antiga atmosfera terrestre, os autores do estudo tentaram diversas condições nos experimentos.

Também é preciso determinar a atividade vulcânica da época, assim como a abundância de meteoros que teriam atingido a Terra — mas a Lua nos fornece uma boa dica sobre a quantidade de rochas que podem ter atingido nosso planeta há milhões ou bilhões de anos.

Ainda falta muito para completar o quebra-cabeças da origem da vida na Terra, mas o novo estudo pode ajudar a formar um quadro no qual uma série de fatores contribuíram para os primeiros organismos “nascerem”.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Fonte: Scientific Reports; via: Space.com