Publicidade

Ventos solares formaram a água presente na poeira da superfície lunar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Janeiro de 2023 às 21h30

Link copiado!

NASA/JPL
NASA/JPL

Pesquisadores divulgaram uma nova análise da poeira lunar, conhecida como regolito, sugerindo que a água existente por lá pode ter sido formada pelo Sol — ou melhor, pela interação das partículas solares com as do regolito.

Os cientistas, liderados po Yuchen Xu e Heng-Ci Tian, ​​da Academia Chinesa de Ciências, encontraram uma química nas amostras lunares coletadas e trazidas à Terra pela missão Chang'e-5 que sustenta a hipótese da origem solar da água na Lua.

Até pouco tempo atrás, cientistas consideravam que nosso satélite natural seria árido, contendo água apenas em bolsões de gelo em seus polos. Contudo, observações recentes mostraram que a superfície lunar também possui H2O e até mesmo parece haver um ciclo da água lunar, com as moléculas "pulando" de uma região para a outra.

Continua após a publicidade

E, para isso se tornar possível, a Lua precisou de uma “ajudinha” da nossa estrela. Os ventos solares são ricos em íons de hidrogênio de alta velocidade, que atingem a superfície lunar, interagindo com óxidos minerais e ligando-se ao oxigênio.

Os autores chegaram a esse resultado ao analisar 7 grão de olivina, 1 de piroxênio, 4 de plagioclásio e 5 de vidro, encontrando uma concentração de hidrogênio semelhante àquela dos ventos solares. Em outras palavras, o Sol provavelmente foi o responsável por enviar hidrogênio à Lua para formar moléculas de água com o oxigênio que já havia por lá.

Também foi demonstrado no estudo que os grãos lunares podem reter esse hidrogênio. Além disso, essas partículas também são preservadas na superfície lunar em diferentes temperaturas.

Continua após a publicidade

O estudo foi publicado no PNAS.

Fonte: PNAS