Publicidade

Vela solar da NASA capota no espaço

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA/Aero Animation/Ben Schweighart
NASA/Aero Animation/Ben Schweighart

A vela solar Advanced Composite Solar Sail System (ACS3), da NASA, se abriu em 29 de agosto. Só que observações da nova espaçonave chamaram a atenção: a vela parece estar tombando enquanto "navega" pela órbita da Terra. 

Marco Lanbroek, professor de consciência situacional espacial da Universidade de Tecnologia de Delft, declarou ao LiveScience que observou a ACS3 escurecendo e brilhando várias vezes.

“A variação de brilho pode sugerir uma lenta oscilação (um giro em torno de um eixo) que deve ter sido iniciada depois de 29 de agosto, quando parecia mais estável”, explicou ele. “No entanto, pode haver outras explicações”, acrescentou. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os dados de outros sistemas de monitoramento indicam que as observações de Lanbroek estão corretas. “Não podemos confirmar diretamente as observações do Dr. Langbroek, mas consideramos que esta conclusão é bastante plausível”, comentou Roger Spinner, diretor da empresa suíça s2a systems. 

Em comunicado, a NASA confirmou que a vela realmente está girando. “A espaçonave está tombando atualmente como parte de uma sequência planejada de implantação da vela”, esclareceu Jasmine Hopkins, especialista em assuntos públicos na agência espacial.

LEIA MAIS:

Por enquanto, não foi publicada nenhuma outra informação sobre o movimento ou da sequência de implantação dela. Ao mesmo tempo, Hopkns observou que o sistema responsável por controlar a orientação da nave está offline no momento. Segundo ela, o sistema vai ser ativado novamente quando os cientistas estiverem satisfeitos com a tensão da vela. 

Lançada em abril por um foguete Electron, da Rocket Lab, a ACS3 consiste em uma vela de 80 m² instalada sobre um CubeSat. A ideia é que a missão teste a eficiência deste novo tipo de vela solar, dispositivo capaz de fornecer propulsão para espaçonaves com a pressão exercida pela luz solar.

Continua após a publicidade

Fonte: LiveScience