Veja satélite militar russo se aproximando de objeto em órbita
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O satélite militar russo Luch Olymp K-2 (Luch-2) ficou extremamente perto de outro objeto. A Aldoria, startup francesa que monitora satélites em órbita, alertou operadoras em maio que detectou o que foi descrito como uma “aproximação repentina” do Luch-2 a outro satélite, que estava na órbita geoestacionária.
- Como um satélite que “sumiu” foi encontrado após 25 anos
- Como identificar satélites Starlink no céu noturno
Segundo a empresa, a manobra aconteceu em 12 de abril, quando os objetos estavam a mais de 35 mil km da superfície da Terra. As imagens mostram o Luch-2, registrado por monitoramento óptico, se aproximando do satélite na órbita geoestacionária.
Saloua Moutaoufik, gerente de relações públicas na Aldoria, afirmou que naquele dia a distância mínima entre os objetos era de 10 km. Já nesta segunda (3), eles estão separados por uma distância de 20 km a 50 km.
A Aldoria não detalhou o motivo da aproximação do Luch-2 e não confirmou se a operação estava relacionada a espionagem. Por outro lado, vale lembrar que esta não é a primeira que espaçonaves russas se comportam de forma intrigante: Luch-1, satélite antecessor, já foi flagrado se aproximando de satélites de outros países.
Uma destas visitas rendeu preocupação internacional. Em 2015, o Luch-1 foi flagrado entre dois satélites Intelsat, dos Estados Unidos, durante cinco meses. Em determinados momentos, o satélite ficou a apenas 10 km de distância deles.
Na época, representantes da Intelsat afirmaram que o dispositivo russo não afetou os serviços oferecidos. Um incidente semelhante aconteceu em 2023, quando a startup Slingshot Aerospace flagrou o Luch (Olymp) 2 ficando a cerca de 60 km de outro objeto na órbita geoestacionária.
Fonte: Space.com