Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja novas fotos da superfície da Lua tiradas pela nave Orion em sobrevoo

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Novembro de 2022 às 12h38

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A nave Orion sobrevoou a Lua no início desta semana como parte da missão Artemis I, e aproveitou para tirar fotos incríveis do nosso satélite natural. O sobrevoo levou a Orion para pertinho da superfície lunar (apenas 130 km), rendendo uma oportunidade única para fotografar a Lua com as câmeras a bordo.

As fotos foram tiradas pela câmeras de navegação óptica da Orion no 6º dia da missão, mesmo dia em que a nave acionou seus motores, iniciando uma manobra que a aproximou da superfície lunar e ainda a preparou para entrar na órbita retrógrada distante (DRO), ao redor da Lua.

Continua após a publicidade

A Orion finalizou o acionamento dos motores no lado afastado da Lua, onde os sinais de rádio vindos da Terra não conseguem chegar. Assim, houve uma interrupção temporária da comunicação com a missão, mas o procedimento deu certo: às 09h44 (horário de Brasília), a nave sobrevoou a superfície lunar a apenas 130 km de distância.

Desde o início da missão, a Orion tirou fotos da Terra e Lua em diferentes distâncias e condições de iluminação, para testar o funcionamento e efetividade da câmera de navegação. Além de documentar a missão, os testes são importantes também mostrar as capacidades das câmeras, quando forem usadas em ajustes de orientação da nave nas futuras missões tripuladas do programa Artemis.

Agora, a Orion está se preparando para uma manobra que irá colocá-la na órbita retrógrada distante. Nesta sexta-feira (25), a nave acionará seus motores para o procedimento e, se tudo correr bem, vai ficar na órbita lunar por aproximadamente uma semana. Depois, ela iniciará a viagem de volta para a Terra, pousando no oceano Pacífico no início de dezembro.

Continua após a publicidade

A Artemis I é uma missão planejada para testar o desempenho da cápsula Orion e do foguete Space Launch System, usado no lançamento. Tudo dando certo, a nave e o veículo podem levar astronautas a bordo na missão Artemis II, que será lançada com destino à órbita lunar. A NASA planeja lançá-la em 2024. Depois disso vem a Artemis II, essa sim levando astronautas novamente à superfície da Lua. A data em que isso vai acontecer ainda é incerta, mas os planos atuais da agência sugerem que seja em 2025.

Fonte: NASA