Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja fotos do último eclipse solar total de 2021, que não foi visível do Brasil

Por| Editado por Patricia Gnipper | 06 de Dezembro de 2021 às 13h03

Link copiado!

NASA/Twitter
NASA/Twitter

O eclipse solar total que ocorreu no sábado(4) foi visível apenas na Antártida e nas águas circundantes, com algumas fases parciais visíveis na Austrália, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul. No entanto, algumas fotos do eclipse solar já circulam nas redes sociais.

Com duração de apenas alguns minutos, um eclipse total acontece quando a sombra da Lua é projetada sobre a Terra, e podemos ver como isso ocorre através de imagens capturadas fora do nosso planeta. Felizmente, uma das imagens que você vê nesta matéria mostra exatamente isso — a umbra (sombra mais escura) do nosso satélite natural surgindo no Sul do globo terrestre.

Uma vez que este foi um eclipse total, não houve o "anel de fogo", que aparece quando a Lua está mais distante da Terra no momento do alinhamento com o Sol e nosso planeta. Mas podemos ver claramente nas fotos a "aura" da coroa solar, uma espécie de atmosfera localizada muito acima da superfície do Sol. A coroa é a parte mais quente da nossa estrela, e por isso nunca devemos olhar diretamente para um eclipse.

Continua após a publicidade

Confira, abaixo, uma seleção com as melhores fotos do eclipse solar — o último de 2021.

Fotos do eclipse solar total

Continua após a publicidade
#EclipseSolar Pingüinos amos y señores de su tierra. pic.twitter.com/GoI2EzvyfY
Continua após a publicidade

Também teve live do eclipse

Continua após a publicidade

Para finalizar essa sequência de imagens fabulosas, confira o vídeo da transmissão ao vivo feita pela NASA. O vídeo inclui também as fases parciais do eclipse, por isso dura um pouco mais de 1 hora.