Veja fotos do último eclipse solar total de 2021, que não foi visível do Brasil

Veja fotos do último eclipse solar total de 2021, que não foi visível do Brasil

Por Daniele Cavalcante | Editado por Patrícia Gnipper | 06 de Dezembro de 2021 às 13h03
NASA/Twitter

O eclipse solar total que ocorreu no sábado(4) foi visível apenas na Antártida e nas águas circundantes, com algumas fases parciais visíveis na Austrália, Nova Zelândia, Argentina e África do Sul. No entanto, algumas fotos do eclipse solar já circulam nas redes sociais.

Com duração de apenas alguns minutos, um eclipse total acontece quando a sombra da Lua é projetada sobre a Terra, e podemos ver como isso ocorre através de imagens capturadas fora do nosso planeta. Felizmente, uma das imagens que você vê nesta matéria mostra exatamente isso — a umbra (sombra mais escura) do nosso satélite natural surgindo no Sul do globo terrestre.

Uma vez que este foi um eclipse total, não houve o "anel de fogo", que aparece quando a Lua está mais distante da Terra no momento do alinhamento com o Sol e nosso planeta. Mas podemos ver claramente nas fotos a "aura" da coroa solar, uma espécie de atmosfera localizada muito acima da superfície do Sol. A coroa é a parte mais quente da nossa estrela, e por isso nunca devemos olhar diretamente para um eclipse.

Confira, abaixo, uma seleção com as melhores fotos do eclipse solar — o último de 2021.

Fotos do eclipse solar total

Também teve live do eclipse

Para finalizar essa sequência de imagens fabulosas, confira o vídeo da transmissão ao vivo feita pela NASA. O vídeo inclui também as fases parciais do eclipse, por isso dura um pouco mais de 1 hora.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.