Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Perdeu o eclipse lunar parcial mais longo do século? Veja essas fotos incríveis!

Por| Editado por Patricia Gnipper | 19 de Novembro de 2021 às 12h05

Link copiado!

Johannes Plenio/Pexels
Johannes Plenio/Pexels

Na madrugada desta sexta-feira (19), aconteceu o eclipse lunar parcial mais longo do século — na verdade, o mais longo de um milênio! Não houve nenhum outro eclipse lunar parcial tão longo desde18 de fevereiro de 1440 e o próximo a bater o recorde só ocorrerá daqui a 648 anos, no dia 8 de fevereiro de 2669.

Houve certa confusão sobre este eclipse ser ou não o mais longo em mil anos, por causa de um pequeno detalhe: a palavra "parcial". É que algumas pessoas (e até mesmo veículos jornalísticos) esqueceram de mencionar que seria o eclipse parcial mais longo, ou seja, não inclui eclipses lunares totais. Por exemplo, teremos um eclipse lunar total em 2022 ainda mais longo que o evento desta última madrugada.

De acordo com a NASA, este eclipse foi quase total, já que até 99,1% do disco da Lua mergulhou na umbra — a sombra mais escura projetada pela Terra quando ocorre o alinhamento com o Sol. Ao todo, foram 3 horas, 28 minutos e 23 segundos de eclipse parcial, sem contar o penumbral, que é quando a Lua está sob a sombra mais clara da Terra.

Continua após a publicidade

Veja fotos do eclipse lunar parcial mais longo do século

O evento foi visível no Brasil, mas, infelizmente, muitas regiões ficaram sob um céu cheio de nuvens. O horário também não favoreceu, já que o eclipse parcial começou depois das 3h da madrugada. Mas se você foi um dos muitos que não conseguiram ver o eclipse, ainda poderá se deleitar com fotos incríveis que já circulam pela internet.

Confira abaixo a seleção feita pelo Canaltech:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade