Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja foto do asteroide que se aproximou da Terra no domingo (2)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 03 de Janeiro de 2022 às 12h50

Link copiado!

urikyo33/Pixabay
urikyo33/Pixabay

O asteroide 2021 YK se aproximou da Terra neste fim de semana. No domingo (2), a rocha espacial fez sua maior aproximação e ficou a cerca de 188 mil km do nosso planeta (o equivalente a 49% da distância entre a Terra e a Lua) às 13h03, no horário de Brasília. Apesar de a distância ser curta em termos astronômicos, a passagem da rocha não apresentou risco de colisão.

Os astrônomos do projeto Virtual Telescope usaram o telescópio robótico Elena para fazer um registro do objeto no sábado (2). Eles fizeram uma exposição remota de 120 segundos e acompanharam o movimento aparente do asteroide. O resultado é a foto que você confere abaixo, que o mostra indicado por uma seta.

Continua após a publicidade

No momento da foto, a rocha estava a cerca de 570 mil km da Terra. Como a imagem foi feita com o telescópio acompanhando o movimento do asteroide, as estrelas ao fundo apareceram como rastros brilhantes, enquanto o 2021 YK foi registrado como um ponto brilhante e nítido no meio da imagem. O asteroide foi descoberto em dezembro de 2021 pelo estudo Mt. Lemmon e tem entre 8,7 m e 19 m.

Ele é considerado um objeto próximo da Terra ("NEO", na sigla em inglês), ou seja, tem órbita que se aproxima daquela da Terra. Estes objetos são monitorados diariamente através de observações e cálculos orbitais, o que permite conhecer as trajetórias deles com grande precisão. No caso do 2021 YK, os dados do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da NASA, indicam que não há risco de colisão em um futuro próximo.

Até o momento, já há 28 mil NEOs confirmados, sendo que este total continua crescendo diariamente. Você pode explorar os objetos já conhecidos através da ferramenta Eyes on Asteroides, da NASA. Trata-se de uma aplicação atualizada duas vezes por dia, que permite visualizá-los e encontrar informações sobre eles.

Fonte: Virtual Telescope; Via: The Sky Live