Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja foto do asteroide que se aproximou da Terra nesta segunda (12)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 12 de Abril de 2021 às 14h50

Link copiado!

Gianluca Masi/The Virtual Telescope Project
Gianluca Masi/The Virtual Telescope Project

Por volta das 10h (horário de Brasília) da manhã desta segunda (12), o asteroide 2021 GW4 passou pelo seu ponto mais próximo da Terra, a uma distância mínima de 20 mil km. Embora o objeto tenha passado a 5% da distância entre nosso planeta e a Lua, não apresentou nenhum risco, pois é muito pequeno — estimado em 3,5 a 7,7 metros de diâmetro —, e o pessoal do Virtual Telescope Project fez um registro do objeto.

O asteroide 2021 GW4 foi descoberto em 8 de abril deste ano por astrônomos do Mount Lemmon Survey, do projeto Catalina Sky Survey — responsável por descobrir asteroides potencialmente perigosos. Segundo o Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEO), da NASA, o projeto já colaborou com a identificação de 500 asteroides só neste ano.

A imagem foi obtida pelo fundador do Virtual Telescope Project, o astrônomo e astrofísico italiano Gianluca Masi, de maneira remota. É o resultado de uma única exposição de 180 segundos, através da unidade robótica chamada Elena — um telescópio que fica virtualmente disponível para seus usuários. O Elena acompanhou o movimento aparente do asteroide; por isso, ao fundo, os objetos luminosos aparecem como riscos, enquanto o 2021 GW4 se destaca como um ponto brilhante e nítido no centro da imagem. Masi explica que, durante o registro, o céu estava nublado e que teve “a sorte de capturar uma boa imagem”.

Continua após a publicidade

Durante a captura da imagem, o asteroide estava a cerca de 300 km de distância da Terra e cada vez mais próximo daqui, sendo que, na manhã desta segunda (12), se aproximou de forma significativa da Terra. Para efeitos de comparação, os satélites geoestacionários orbitam o planeta a uma distância de 32 mil km — enquanto o ponto mais próximo do 2021 GW4 foi a uma distância aproximada de 20 mil km.

É raro que asteroides se aproximem tanto assim da Terra, no entanto, só neste ano o CNEOS já registrou quatro objetos com trajetórias passando entre nosso planeta e a Lua. O 2021 GW4 é o maior deles e leva, até o momento, a medalha de bronze quanto à distância mínima de aproximação. Mas o asteroide, com tamanho próximo de um carro, entre 3 a 7 metros de diâmetro, não apresentou nenhuma ameaça — por ser pequeno demais, mesmo se ele estivesse em rota de colisão, dificilmente ele resistiria à travessia da atmosfera terrestre, sendo totalmente queimado e talvez só alguns pequenos fragmentos chegassem ao solo de qualquer maneira.

Continua após a publicidade

De acordo com os cálculos da NASA, este é o ponto mais próximo que o asteroide passará da Terra no próximo século, embora leve quase dois anos para complementar uma volta ao redor do Sol. Até agora, o CNEOS identificou cerca de 25.500 asteroides próximos do nosso planeta, mas a maioria não apresenta nenhuma ameaça. Objetos pequenos como o 2021 GW4 normalmente são descobertos “por acaso” enquanto os astrônomos procuram pelos maiores.

Fonte: The Virtual Telescope Project, Space.com