Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asteroide com cerca de 19 metros é fotografado ao se aproximar da Terra

Por| 24 de Novembro de 2020 às 08h30

Link copiado!

The Virtual Telescope Project
The Virtual Telescope Project

Em 18 de novembro de 2020, um asteroide chamado 2020 VX4 fez uma aproximação com nosso planeta e atingiu uma distância relativamente curta, embora sem apresentar nenhum risco de colisão. Ele chegou à sua distância mínima prevista da Terra, que é de aproximadamente 400.000 km — mais do que a distância média da Lua.

Essa rocha espacial faz parte dos asteroides Apollo, um grupo cujas órbitas estão localizadas próximas à da Terra. Por isso, ele é catalogado como um NEO (sigla para o termo em inglês Near-Earth Object, ou Objeto Próximo da Terra). No dia 17, quando ainda estava a cerca de 1 milhão de km de nosso planeta, o asteroide foi capturado pelas lentes do The Virtual Telescope Project.

Continua após a publicidade

A imagem foi obtida com uma única exposição de 300 segundos através da unidade robótica “Elena”, um dos telescópios remotamente controlados do projeto. Elena rastreou o movimento aparente rápido da rocha e o acompanhou, enquanto as estrelas permaneciam fixas em relação ao 2020 VX4. Por isso, elas aparecem como rastros brilhantes, enquanto o pedregulho aparece como um simples pontinho.

Como seu próprio nome indica, o 2020 VX4 foi descoberto ainda este ano, no dia 13 de novembro. Ele mede algo entre 8,4 a 19 metros e ele já deixou sua distância mínima com a Terra, seguindo rumo à órbita de Vênus.

Vale lembrar que, por enquanto, não existe nenhum asteroide detectado que apresente risco real de colisão com a Terra. Mesmo os mais próximos passam por nós a uma distância segura e não representam nenhum perigo, por enquanto. Claro que o cenário pode mudar a qualquer momento, pois asteroides são difíceis de detectar, principalmente os menores, por não serem muito brilhantes. Portanto, é possível que a NASA ou a ESA encontrem alguma ameaça real nos arredores, e quando isso acontecer, há planos de defesa terrestre que podem ser colocados em prática. Mas, até lá, nada com que se preocupar.

Continua após a publicidade

Fonte: The Virtual Telescope