Publicidade

Veja como os astronautas se comunicam no espaço sem usar palavras

Por| Editado por Rafael Rigues | 03 de Maio de 2022 às 12h30

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Embora a comunicação verbal (que usa a palavra escrita ou falada) seja a forma mais dominante entre os seres humanos, ela não é o único meio de trocar informações. Os meios não verbais podem incluir a linguagem corporal, as expressões faciais e gestos com as mãos.

No espaço, essa capacidade de se comunicar sem o auxílio das palavras é fundamental para a sobrevivência dos astronautas em situações em que seus sistemas de comunicação não estejam funcionando. Por isso, a NASA prepara seus tripulantes para este contexto.

Os astronautas são treinados a desenvolver uma habilidade não verbal mínima, com um conjunto de sinais silenciosos que podem comunicar números, falhas de equipamento ou instruções de trabalho. Parte desses gestos também é observada na comunicação de mergulhadores, por exemplo.

Continua após a publicidade

Em um vídeo da Nasa, os astronautas Kayla Barron e Raja Chari explicam esse sistema. Por exemplo, para checar o status de seus colegas de trabalho eles usam o sinal de “ok” com a mão, para uma pergunta ou para uma resposta. “Se eu apontar para Raja e fizer o sinal de ‘OK’, estou perguntando: 'você está bem?' E se ele estiver, vai repetir o sinal para me dizer 'eu estou bem'", acrescentou.

Mas segundo Chari, além de um conjunto de gestos formalizado, a convivência entre os tripulantes durante o treinamento para a missão e sua estadia na ISS é outro fator crucial. "Apenas o olhar no rosto de alguém pode dizer 'sim, concordo com esse plano' ou 'tenho ressalvas'”, explicou o astronauta.

Fonte: Via Space.com