Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja as melhores imagens do eclipse solar do último sábado (30)

Por| Editado por Rafael Rigues | 02 de Maio de 2022 às 16h11

Link copiado!

NASA/Bill Ingalls
NASA/Bill Ingalls

O primeiro eclipse solar do ano ocorreu no último sábado (30), mas infelizmente não foi visível no Brasil. Mas nossos vizinhos no extremo sul de nosso continente puderam contemplar o evento pouco antes do pôr-do-Sol. E, claro, alguns registraram imagens incríveis!

Eclipses solares ocorrem em fase de Lua Nova, quando nosso satélite natural está alinhado quase perfeitamente com a Terra e o Sol. Coincidentemente, a Lua está perto o bastante de nós para que seu pequeno diâmetro aparente seja exatamente o mesmo do diâmetro solar — mesmo que, na realidade, a Lua seja 400 vezes menor que nossa estrela.

No entanto, este foi um eclipse parcial, ou seja, a Lua atravessou apenas uma parte do disco solar. Eclipses parciais podem não parecer tão impressionantes como os totais — quando o Sol é totalmente bloqueado pela Lua —, mas o evento ocorreu enquanto o Sol descia rumo ao horizonte e coloria o céu crepuscular de laranja. Isso proporcionou imagens realmente espetaculares.

Continua após a publicidade

Aliás, a última foto que você verá abaixo (antes do vídeo) foi reconhecida hoje (2) como Astronomy Picture of the Day (APOD, "Foto Astronômica do Dia"), pela NASA. Fique de olho no site do projeto, pois outras fotos do eclipse podem ser selecionadas durante a semana. Lembramos que o Canaltech traz um compilado com todas as imagens do APOD aos sábados.

As melhores fotos do eclipse solar de abril de 2022

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade