Primeiro eclipse solar do ano será em abril; saiba se será visível no Brasil

Primeiro eclipse solar do ano será em abril; saiba se será visível no Brasil

Por Daniele Cavalcante | Editado por Rafael Rigues | 12 de Abril de 2022 às 09h00
NASA/Hinode/XRT

O primeiro eclipse solar do ano será parcial e ocorrerá no dia 30 de abril, mas, infelizmente, não será visível em nenhuma região do Brasil. A sombra da Lua será projetada na Terra apenas no extremo sul e ao oeste do nosso continente, mais especificamente na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia.

Eclipses solares acontecem quando a Lua passa "em frente" ao Sol (de nosso ponto de vista) e bloqueia sua luz, um evento que acontece às vezes durante a fase de Lua nova. Quando os dois astros estão “perfeitamente” alinhados temos um eclipse total, pois o disco lunar consegue sobrepor por completo a face da estrela.

Já os eclipses parciais acontecem quando a Lua atravessa apenas a “borda” do disco solar. Embora não sejam tão impactantes (eclipses totais transformam o dia em noite por alguns minutos), os parciais também são espetaculares.

Caminho do eclipse de 30 de Abril. Apenas as regiões mais escuras, na ponta da América do Sul, poderão aproveitá-lo ao máximo
Mapa de visibilidade do eclipse solar de 30 de Abril de 2022. Apenas as regiões mais escuras, na ponta da América do Sul, poderão observá-lo ao máximo. (Imagem: TimeandDate.com)

No Brasil, durante o dia 30, a Lua passará do “ladinho” do Sol, principalmente à tarde. Então, mesmo que não seja um eclipse para nós, astrônomos amadores e cientistas cidadãos com equipamentos adequados podem (e devem) fazer registros dos astros ao longo do dia.

Para observar o Sol, mesmo durante um eclipse total, é preciso utilizar filtros solares nos telescópios (nunca filtros para oculares!) e binóculos. Também é possível observar a olho nu, desde que se utilize um óculos especial ou uma lente de máscara de soldador número 14. Jamais olhe para o Sol com chapas de raio-X ou qualquer outro tipo de material.

Configuração dos astros antes do pôr-do-Sol no dia 30 de abril, às 17h, na região Sul do Brasil (Imagem: Reprodução/Stellarium)

A boa notícia é que nenhum eclipse vem sozinho. Dessa vez, o evento será acompanhado de um eclipse lunar total, que ocorrerá em 16 maio de 2022, então prepare-se para um dos eventos celestes visíveis a olho nu mais fascinantes! Para eclipses lunares, não é necessário nenhum equipamento ou filtro, mas você terá uma experiência especial se puder contar com um bom par de binóculos para astronomia.

Fonte: timeanddate.com

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.