/i543526.jpeg)
Veja a ISS passando no céu acima do monumento histórico do Coliseu
A Estação Espacial Internacional (ISS) foi registrada atravessando o céu bem acima do monumento histórico do Coliseu, na Itália. O surpreendente registro surgiu da parceria entre o Virtual Telescope Project e a agência espacial italiana em comemoração ao primeiro Dia Nacional do Espaço do país, em 16 de dezembro.
- Em aproximação máxima com a Terra, Marte e é filmado por observatório mineiro
- Onde fica a Estação Espacial Internacional (ISS)?
Ao todo, foram dois registros em dias diferentes da passagem da ISS acima do Coliseu. A estação orbital aparece numa porção do céu abraçada pelas colunas milenares do monumento, as quais bloqueiam parte da poluição luminosa dos arredores.

O fundador do Virtual Telescope, Gianluca Masi, disse que “esta foi uma maneira perfeita de unir nossa história de dois mil anos e raízes com os desafios da era espacial moderna”.
Há mais de 20 anos a ISS desempenha um papel fundamental para a humanidade desenvolvendo pesquisas e tecnologias inovadoras. A uma altitude de 400 km, a ISS orbita a Terra a uma de velocidade de 27.700 km/h e, no momento dos registros, havia 10 astronautas trabalhando lá. “Aquele monumento lendário parece abraçar uma grande parte do céu, com suas paredes milenares emoldurando estrelas e antigas constelações”, acrescentou Masi.

O primeiro registro da passagem foi feito no dia 6 de dezembro e ofereceu o exato momento em que a ISS alcança o seu zênite — o ponto do céu bem acima de nossas cabeças — enquanto atravessa o Coliseu. O segundo, feito no dia 7, foi durante o crepúsculo quando o céu ainda estava parcialmente iluminado.
Fonte: Virtual Telescope Project
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.