NASA adia spacewalk mesmo sem mais vazamentos na ISS
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper | •
O vazamento descoberto recentemente na Estação Espacial Internacional (ISS) causou mais uma mudança nas atividades por lá. Nesta segunda-feira (16), a NASA anunciou que a caminhada espacial que aconteceria na quinta-feira (19) foi adiada, como resultado das análises do ocorrido.
- Estação Espacial Internacional | O que é e para que serve o laboratório orbital?
- Vazamento de ar na ISS parece ser mais intenso do que se esperava
Foi no início do mês que Jasmin Moghbeli, astronauta da NASA, notou o vazamento de flocos de amônia refrigerante no módulo Nauka, da Rússia. Apesar de o fluxo ter parado no mesmo dia em que foi identificado, ainda não foi possível determinar o motivo do vazamento.
“O [vazamento do fluido] refrigerante não é tóxico ou perigoso para a tripulação, mas os especialistas estão discutindo como evitar que pequenos vestígios da substância entrem em alguns sistemas internos, para evitar a degradação do equipamento com o tempo”, escreveram os oficiais da NASA em um comunicado.
Segundo a agência espacial norte-americana, o adiamento do spacewalk vai permitir que os engenheiros tenham mais tempo para finalizar as análises do ocorrido. “As tarefas planejadas para esse spacewalk não são urgentes, e o ajuste na programação não tem impactos nas operações da estação”, acrescentaram.
Enquanto não há uma nova data para a atividade extraveicular, a agência espacial russa Roscosmos planeja um spacewalk com seus astronautas no fim do mês. A ideia é que eles executem diferentes tarefas, como a instalação de um radar de comunicação, e aproveitem a oportunidade para examinar o radiador reserva, que parece ser a origem do vazamento mais recente.
Esta é a terceira vez em que dispositivos da Rússia apresentam vazamentos na Estação Espacial Internacional. Segundo a Roscosmos, os demais foram causados pelo impacto de micrometeoroides.
Fonte: NASA