Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA adia spacewalk mesmo sem mais vazamentos na ISS

Por| Editado por Patricia Gnipper | 17 de Outubro de 2023 às 15h11

Link copiado!

NASA/Roscosmos
NASA/Roscosmos

O vazamento descoberto recentemente na Estação Espacial Internacional (ISS) causou mais uma mudança nas atividades por lá. Nesta segunda-feira (16), a NASA anunciou que a caminhada espacial que aconteceria na quinta-feira (19) foi adiada, como resultado das análises do ocorrido.

Foi no início do mês que Jasmin Moghbeli, astronauta da NASA, notou o vazamento de flocos de amônia refrigerante no módulo Nauka, da Rússia. Apesar de o fluxo ter parado no mesmo dia em que foi identificado, ainda não foi possível determinar o motivo do vazamento.

“O [vazamento do fluido] refrigerante não é tóxico ou perigoso para a tripulação, mas os especialistas estão discutindo como evitar que pequenos vestígios da substância entrem em alguns sistemas internos, para evitar a degradação do equipamento com o tempo”, escreveram os oficiais da NASA em um comunicado.

Continua após a publicidade

Segundo a agência espacial norte-americana, o adiamento do spacewalk vai permitir que os engenheiros tenham mais tempo para finalizar as análises do ocorrido. “As tarefas planejadas para esse spacewalk não são urgentes, e o ajuste na programação não tem impactos nas operações da estação”, acrescentaram.

Enquanto não há uma nova data para a atividade extraveicular, a agência espacial russa Roscosmos planeja um spacewalk com seus astronautas no fim do mês. A ideia é que eles executem diferentes tarefas, como a instalação de um radar de comunicação, e aproveitem a oportunidade para examinar o radiador reserva, que parece ser a origem do vazamento mais recente.

Esta é a terceira vez em que dispositivos da Rússia apresentam vazamentos na Estação Espacial Internacional. Segundo a Roscosmos, os demais foram causados pelo impacto de micrometeoroides.

Fonte: NASA