Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Vazamento de ar na ISS: astronautas se confinam em módulo russo outra vez

Por| 25 de Setembro de 2020 às 18h20

Link copiado!

Nasa
Nasa

De acordo com um novo comunicado da NASA publicado nesta sexta-feira (25), a tripulação da Expedição 63 terá que passar outra vez o fim de semana a bordo do segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS), devido à procura da origem de um vazamento de ar leve, mas significativo. Assim, todas as escotilhas do laboratório orbital serão fechadas neste fim de semana.

O procedimento será feito para que os controladores da missão monitorem a pressão de ar em cada módulo e, assim, consigam localizar a origem do vazamento. Enquanto isso, o comandante estadunidense Chris Cassidy, com os cosmonautas Ivan Vagner e Anatoly Ivanishin, ficarão no módulo russo de serviços Zvezda a partir da noite desta sexta-feira (25) até a manhã da próxima segunda (28), e os testes que serão feitos não causam riscos para a tripulação.

Em sua conta do Twitter, Cassidy explicou que ele e Ivanishin já analisaram a estrutura das janelas para buscar sinais do vazamento com um detector ultrassônico, mas não tiveram sucesso.

Continua após a publicidade

Na verdade, todo este procedimento faz parte de um trabalho em andamento há algum tempo: em agosto, a agência espacial comunicou a ocorrência de um pequeno vazamento de ar na estação e realizou um procedimento semelhante para encontrar a fonte do vazamento. Como a ISS não é completamente hermética, é normal que vaze um pouco de ar, mas o deste caso estava levemente acima dos níveis normais — apesar de ainda estar dentro do que é considerado seguro. Naquele episódio, os tripulantes também tiveram que passar alguns dias no segmento russo do laboratório orbital. O vazamento já havia sido detectado em 2019 pela NASA.

Fonte: NASA