Rússia está customizando nave Soyuz para levar turista à ISS

Por Felipe Junqueira | 24 de Outubro de 2019 às 19h30
NASA

A Rússia vai modificar uma espaçonave Soyuz para permitir que uma pessoa sozinha faça a viagem turística da Terra até a Estação Espacial Internacional (ISS). O anúncio foi feito por um porta-voz da agência espacial russa, a Roscosmos, ao site Sputnik News.

“Uma nave para uma missão especializada será customizada para que seja mais fácil para uma pessoa pilotá-la, e alguns modos não serão duplicados como deveriam. São truques de interface para deixar a nave mais confortável para uma equipe de uma pessoa só”, explicou Sergei Krikalev, diretor executivo de voos espaciais humanos na agência.

Existe até mesmo a possibilidade de a espaçonave ser modificada de modo a viajar sem necessidade de ser acoplar à ISS. A ideia é permitir que alguns voos turísticos sejam realizados com apenas uma pessoa a bordo da nave. No entanto, o executivo explicou que ainda não foi firmado nenhum contrato de voo, mas que essa pessoa teria que já ser um astronauta experiente.

Por enquanto, uma nave Soyuz está em construção numa parceria entre a Roscosmos e a empresa americana Space Adventures para enviar dois turistas à Estação Espacial Internacional em 2021.

Fonte: Sputnik News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.