Publicidade

Trump desiste de Jared Isaacman para liderar NASA; novo candidato será anunciado

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX/Domínio público
SpaceX/Domínio público

Jared Isaacman não deve mais assumir a liderança da NASA. O bilionário era considerado a grande aposta do presidente Donald Trump para assumir a administração da agência espacial norte-americana, mas sua indicação deve ser retirada poucos dias antes da votação do Senado que o confirmaria no cargo. A mudança de planos foi confirmada pela Casa Branca.

Liz Huston, representante da Casa Branca, declarou em e-mail que “é essencial que o próximo líder da NASA esteja completamente alinhado com a agenda America First do presidente Donald Trump, e um substituto vai ser anunciado diretamente pelo presidente em breve”.

Segundo ela, o administrador deverá ajudar a liderar a humanidade no espaço e a executar a missão de colocar a bandeira norte-americana em Marte. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Não há informações sobre o motivo da mudança na indicação. Mesmo assim, o anúncio foi recebido com surpresa pela comunidade espacial, afinal, o presidente Trump declarou em dezembro que indicava Isaacman para assumir a liderança da agência espacial. A votação necessária para assumir o cargo ocorreria nas próximas semanas

Por outro lado, a fala de Huston sugere que Isaacman não está completamente de acordo com Trump e suas prioridades para a exploração espacial. Na sexta-feira (30), a Casa Branca publicou uma nova versão da solicitação de orçamento da NASA para o ano fiscal de 2026, e o documento indica redução de US$ 6 bilhões nos fundos da agência espacial; portanto, os recursos para ciência seriam reduzidos em 47%.

Quando Isaacman foi indicado para o cargo, diferentes senadores mostraram preocupação com um possível conflito de interessesIsaacman foi ao espaço duas vezes em missões da SpaceX financiadas por ele próprio.

Mesmo assim, o bilionário reforçou várias vezes que não tem proximidade com Elon Musk, fundador da empresa, e que caso se tornasse o líder da agência espacial, iria trabalhar pelos objetivos da NASA e da nação. Agora, resta aguardar para descobrir quem vai ser o próximo líder da agência.  

Leia também:

Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço 

Continua após a publicidade
Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*