Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA anuncia novos tripulantes do 1º voo operacional da nave Starliner

Por| Editado por Patricia Gnipper | 30 de Setembro de 2022 às 14h51

Link copiado!

Boeing
Boeing
Tudo sobre NASA

Nesta sexta-feira (30), a NASA anunciou que os astronautas Scott Tingle e Mike Fincke foram selecionados para o lançamento da Starliner-1, a primeira missão tripulada operacional com a nave da Boeing, lançada rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento está programado para acontecer em 2023.

Tingle e Fincke já estiveram a bordo do laboratório orbital, e vão servir como comandante e piloto da nave Starliner, respectivamente, na futura missão. Enquanto isso, a astronauta Jeanette Epps segue selecionada como a especialista de missão para a Starliner-1, e continua no treinamento da cápsula Dragon para se preparar caso surjam outras oportunidades de voo à estação.

Continua após a publicidade

A Starliner-1 deverá ser lançada após o fim do Teste de Voo Tripulado ("CFT", na sigla em inglês), uma missão de testes com o objetivo de demonstrar que a nave está pronta para ser certificada pela NASA para realizar voos tripulados à estação com segurança. Quando for lançado, o CFT levará os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams a bordo da nave.

Inicialmente, a Boeing planejava lançar o voo em dezembro de 2022, logo após o teste de voo não tripulado realizado em maio. Entretanto, como foi necessário corrigir alguns problemas técnicos daquelevoo, a empresa estima agora que o teste tripulado deverá ser lançado somente em fevereiro de 2023 com um foguete Atlas V, da United Launch Alliance.

Se tudo correr bem no CFT, a NASA vai iniciar o processo de certificação final da Starliner e de seus sistemas para outros voos por meio do Commercial Crew Program, uma iniciativa que leva astronautas ao laboratório orbital por meio de lançamentos realizados em solo norte-americano, através de parcerias fechadas com empresas privadas.

Fonte: NASA