Telescópio James Webb registra Nebulosa do Anel com participação de brasileira

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |

NASA/ESA/CSA

O telescópio James Webb já capturou diferentes imagens da Nebulosa do Anel, e uma delas contou com a colaboração da astrofísica Isabel Aleman. Ela é mestre e doutora pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), e na equipe responsável pela nova imagem, ela atua com a análise de dados.

Isabel é membro do projeto JWST Ring Nebula Project, iniciativa liderada pelo cientista Mike Barlow. Por meio do projeto, a equipe capturou imagens desta nebulosa planetária, classe de objetos formados por estrelas que, conforme se aproximaram do fim de seus ciclos, expeliram suas camadas mais externas.

Também chamada de M57, a Nebulosa do Anel aparece em detalhes sem precedentes na nova imagem, ajudando os cientistas a identificar novos detalhes e processos ali e fascinando o público. “Estamos testemunhando os capítulos finais da vida de uma estrela, uma prévia do futuro distante do Sol”, disse Barlow.

Por meio de sua participação, Isabel contribui com a análise de dados espectroscópicos capturados pelo Webb. “Em espectroscopia, o instrumento que o JWST possui decompõe a luz, neste caso infravermelha, e permite o estudo de como varia a quantidade dessa luz em cada frequência”, explicou ela.

Com estes dados em mãos, os cientistas podem descobrir os compostos químicos na nebulosa e as características do interior dela, como temperatura e densidade. “Com essas informações e com o auxílio de modelos, é possível, por exemplo, estudar os mecanismos físicos e químicos que ocorrem ali e produzem essa emissão que observamos, reconstruir sua estrutura tridimensional e inferir as características da estrela que ejetou seu material formando esta nebulosa”, finalizou.

Fonte: USP