Publicidade

Telescópio Hubble tira foto de estrela bebê que vai ser como o Sol

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA, ESA, G. Duchene, Gladys Kober
NASA, ESA, G. Duchene, Gladys Kober

O telescópio espacial Hubble tirou uma bela foto de HP Tau, HP Tau G2 e HP Tau G3, sistema estelar composto por objetos bastante jovens. Uma destas estrelas bebê tem apenas 10 milhões de anos e ainda não realiza nem mesmo a fusão nuclear do hidrogênio!

Estas estrelas estão cercadas por uma nebulosa de reflexão a mais de 500 anos-luz da Terra encontrada na constelação de Taurus, o Touro. Portanto, estamos vendo esta nebulosa e estrelas após a luz delas viajar por 550 anos até alcançar os instrumentos do Hubble. 

Como o nome indica, nebulosas do tipo são feitas de poeira interestelar que reflete a luz de algum objeto perto, como estrelas. Devido às propriedades refletivas das partículas de poeira, as nebulosas de reflexão costumam ser azuladas. Na nebulosa em questão, ela tem uma cavidade em seu interior que foi esculpida pela radiação das estrelas jovens. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Todas são jovens e quentes, mas a estrela HP Tau tem algo especial: ela é uma estrela variável do tipo T Tau e vai se tornar uma estrela alimentada por hidrogênio, assim como nosso Sol. As estrelas desta categoria têm menos de 10 milhões de anos, e como são jovens, costumam ser encontradas em meio à nuvem de gás e poeira da qual se formaram. 

Sendo uma estrela variável, a luz emitida por HP Tau varia de acordo com o tempo; às vezes suas emissões são regulares, mas também pode acontecer de apresentarem flutuações aleatórias. 

A beleza da cena não é o único motivo para este registro. O telescópio Hubble observou HP Tau durante uma investigação sobre os discos protoplanetários, os discos de material ao redor das estrelas que dão origem a planetas após milhões de anos.  

Fonte: NASA