Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio Hubble observa galáxias "em anel" a 670 milhões de anos-luz

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Novembro de 2022 às 14h04

Link copiado!

Hubble/DOE/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA, J. Dalcanton
Hubble/DOE/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA, J. Dalcanton

A fusão de galáxias catalogada como “Arp-Madore 417-391” aparece em uma nova foto do telescópio Hubble. Publicada pela NASA e Agência Espacial Europeia nesta semana, a imagem revela a dupla de galáxias a cerca de 670 milhões de anos-luz da Terra, que chama a atenção por sua aparência curiosa, semelhante a um anel.

A imagem foi capturada pelo instrumento Advanced Camera for Surveys (ACS). Ele foi especialmente otimizado para “caçar” galáxias e aglomerados galácticos no universo, e vem ajudando os cientistas a entender a evolução dos aglomerados e até a distribuição da misteriosa matéria escura.

Confira:

Continua após a publicidade

Na foto, há duas galáxias com aparência distorcida graças à gravidade. O resultado é o formato delas, que acabou parecido com um grande anel luminoso, enquanto os núcleos de ambas aparentam estar próximos entre si.

Elas fazem parte do catálogo Arp-Madore, que une galáxias peculiares dispersas pelo céu do hemisfério sul. Além de Arp-Madore 417-391, o catálogo inclui outras galáxias curiosas, como aquelas em interação e até algumas em processo de colisão.

O registro é resultado de uma série de observações realizadas com o Hubble para criar uma lista de objetos de interesse para o telescópio James Webb e observatórios em solo. Assim, os astrônomos trabalharam com uma lista de galáxias ainda não observadas para estudos iniciais com o Hubble.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA