Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Telescópio Hubble flagra estrela variável jovem e instável em nebulosa

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Janeiro de 2023 às 12h14

Link copiado!

ESA/Hubble & NASA, J. Bally, M. Robberto
ESA/Hubble & NASA, J. Bally, M. Robberto

V 372 Orionis, uma estrela variável bastante brilhante, aparece em uma nova imagem capturada pelo telescópio Hubble. Divulgada nesta sexta-feira (27) pela Agência Espacial Europeia, a foto a mostra junto de uma estrela vizinha menor. Ambas estão localizadas no interior da Nebulosa de Órion, uma grande região de formação estelar.

A imagem foi produzida a partir de dados das câmeras Advanced Camera for Surveys e Wide Field Camera 3, que capturaram a luz em comprimentos de onda do infravermelho e luz visível. Ao uni-los, eles revelam detalhes fascinantes desta região da nebulosa.

Continua após a publicidade

A estrela variável V 372 Orionis é do tipo “Variável de Órion”. Isso significa que ela é uma estrela jovem e, digamos, "temperamental", e demonstra seu comportamento para os astrônomos como variações irregulares em sua luminosidade.

Normalmente, as estrelas variáveis de Órion estão associadas a nebulosas difusas. Isso se aplica também para a V 372 Orionis, que aparece aqui envolta por uma nuvem de gás e poeira da nebulosa que abriga ela e sua vizinha, ambas a cerca de 1.450 anos-luz da Terra.

Outra característica interessante da foto está nas pontas brilhantes das estrelas na foto. Elas são como uma assinatura do Hubble: estes artefatos vêm das interações entre a luz das estrelas e os sistemas internos do telescópio e, assim, revelam um pouco da estrutura dele.

As estrelas aparecem com quatro pontas porque foram criadas a partir de quatro “palhetas”, que sustentam o espelho secundário do Hubble. Já as estrelas observadas pelo telescópio James Webb aparecem com seis pontas, formadas pelos segmentos hexagonais dos espelhos dele e a estrutura de três partes, que sustenta o espelho secundário.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA