Publicidade

Telescópio Hubble flagra estrela “bebê” expelindo jato em velocidade supersônica

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
ESA/Hubble & NASA, B. Nisini
ESA/Hubble & NASA, B. Nisini

Uma estrela “bebê” na Nebulosa de Órion expeliu um jato gasoso incandescente, liberado a uma altíssima velocidade. O fenômeno foi registrado em uma imagem capturada pelo telescópio Hubble e divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA), que flagrou o jato e um brilho em seus arredores, causado pela colisão com outros gases e poeira envolvendo a estrela jovem.

A estrela em questão está em uma etapa bastante inicial do seu processo evolutivo, e liberou o jato de gás a velocidades supersônicas. Conforme a emissão encontrou e colidiu com os materiais ao redor da estrela, o choque aqueceu o material, fazendo com que ficasse brilhante. O resultado são as belas estruturas coloridas que você encontra na imagem abaixo, espalhadas pelo lado superior esquerdo dela:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essas estruturas são conhecidas como “objetos Herbig-Haro” e, em poucos anos, devem por mudanças significativas. O HH34, o objeto capturado nesta imagem, fica a aproximadamente 1.250 anos-luz da Terra na Nebulosa de Órion, que pode ser vista a olho nu. Esta nebulosa é uma das regiões de formação estelar mais próximas da Terra e, por isso, já foi estudada por vários astrônomos que buscavam entender o nascimento de sistemas planetário e estrelas.

Os dados desta imagem foram obtidos pelo telescópio Hubble, mas futuramente, o observatório James Webb poderá ajudar a complementá-los. É que o novo telescópio conduzirá observações principalmente em comprimentos de onda da luz infravermelha, que permite “enxergar” através das espessas camadas de poeira ao redor de estrelas em formação, revolucionando os estudos destes jatos. Assim, as imagens dessas emissões obtidas pelo Hubble vão ajudar os astrônomos a interpretar observações futuras com o novo telescópio.

Para acessar uma versão da imagem com ferramentas de zoom e explorar todos os detalhes nela, é só clicar aqui.

Fonte: ESA; Via: Space.com