/i552186.jpeg)
Tanque de testes da SpaceX explode durante abastecimento com nitrogênio
Um tanque de testes da SpaceX, preenchido com nitrogênio líquido, explodiu após ser pressurizado. A explosão aconteceu nas instalações da empresa em Boca Chica, no Texas e foi registrada por um observador no local.
- Foguetes: quando foram criados e como funcionam?
- SpaceX pode falir se não cumprir meta de produção de motores do Starship
Tanques do tipo costumam ser usados para testes de integridade do material que os formam, que eventualmente serão usados na construção de foguetes. A explosão ocorreu no tanque denominado “GSE-4” após ser abastecido com nitrogênio líquido, sendo pressurizado em seguida. Com a explosão, uma grande nuvem de nitrogênio foi liberada pelo local.
Confira o vídeo abaixo, que mostra o momento exato da explosão:
The GSE-4 test tank has popped!https://t.co/YhZS6pd0Ec pic.twitter.com/lrbzbbJkYI
— Michael Baylor (@nextspaceflight) January 18, 2022
No vídeo, é possível ver veículos estacionados perto do local, junto de alguns equipamentos. Como a área não foi evacuada, ainda não se sabe se o ocorrido foi acidental ou se foi simplesmente um procedimento intencional em que a SpaceX decidiu testar o tanque para descobrir até onde a estrutura poderia resistir.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que algo do tipo ocorre com tanques da empresa. Em 2020, por exemplo, o tanque SN7.1 passou por um teste de pressurização e, durante o procedimento, ele foi preenchido com nitrogênio líquido a baixíssimas temperaturas, não demorando muito para explodir. O teste foi realizado para verificar os limites da estrutura e demonstrar também as interações que podem ocorrer com o veículo Starship, que precisará aguentar determinadas condições para realizar voos tripulados em segurança.
Fonte: Next Spaceflight; Via: Futurism
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.