Tanque de testes da SpaceX explode durante abastecimento com nitrogênio

Tanque de testes da SpaceX explode durante abastecimento com nitrogênio

Por Danielle Cassita | Editado por Patrícia Gnipper | 19 de Janeiro de 2022 às 20h50
Maxar

Um tanque de testes da SpaceX, preenchido com nitrogênio líquido, explodiu após ser pressurizado. A explosão aconteceu nas instalações da empresa em Boca Chica, no Texas e foi registrada por um observador no local.

Tanques do tipo costumam ser usados para testes de integridade do material que os formam, que eventualmente serão usados na construção de foguetes. A explosão ocorreu no tanque denominado “GSE-4” após ser abastecido com nitrogênio líquido, sendo pressurizado em seguida. Com a explosão, uma grande nuvem de nitrogênio foi liberada pelo local.

Confira o vídeo abaixo, que mostra o momento exato da explosão:

No vídeo, é possível ver veículos estacionados perto do local, junto de alguns equipamentos. Como a área não foi evacuada, ainda não se sabe se o ocorrido foi acidental ou se foi simplesmente um procedimento intencional em que a SpaceX decidiu testar o tanque para descobrir até onde a estrutura poderia resistir.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que algo do tipo ocorre com tanques da empresa. Em 2020, por exemplo, o tanque SN7.1 passou por um teste de pressurização e, durante o procedimento, ele foi preenchido com nitrogênio líquido a baixíssimas temperaturas, não demorando muito para explodir. O teste foi realizado para verificar os limites da estrutura e demonstrar também as interações que podem ocorrer com o veículo Starship, que precisará aguentar determinadas condições para realizar voos tripulados em segurança.

Fonte: Next Spaceflight; Via: Futurism

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.