Supernova gera uma estrela que não deveria existir

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Janeiro de 2024 às 22h00

Universidade de Chicago/SDSS-V/Melissa Weiss

A estrela J0931+0038 é tão massiva que deveria ter se tornado um buraco negro ao explodir em supernova. Contudo, contrariando os modelos atuais de evolução estelar, a explosão deu origem a uma estrela diferente de tudo o que os astrônomos já viram.

Os modelos mais aceitos atualmente mostram que, a partir de uma determinada massa, estrelas terminam suas vidas em uma grande explosão de supernova. As mais massivas dentre elas acabam se tornando um buraco negro após esse evento.

As estrelas menos massivas produzem alguns elementos da tabela periódica mais pesados que o hélio e o hidrogênio, mas as supernovas são as únicas capazes de fabricar outros ainda mais pesados. Contudo, os astrônomos viram uma estrela de composição inesperada.

“Tudo era estranho”, disse Alex Ji, da Universidade de Chicago, primeiro autor do estudo. “Elementos que você normalmente veria em maior quantidade, como carbono e sódio, estão muito baixos, enquanto outros elementos como ferro e zinco estão muito elevados”.

Em outras palavras, a estrela apresenta muitos elementos que seriam encontrados apenas em supernovas, em especial o zinco. Como isso pode ter ocorrido? Os cientistas ainda não sabem, mas é possível que a descoberta os leve de volta à prancheta para rever os modelos atuais.

Os componentes da estrela sugerem que ela se formou a partir de uma explosão forte o suficiente para fundir os elementos pesados. “Examinamos tantos tipos de modelos de supernovas, mas nada correspondia”, disse Sanjana Curtis, da Universidade da Califórnia em Berkeley, e segunda autora do artigo.

Análises da quantidade de ferro mostram que ela deve ser cerca de 80 vezes a massa do nosso Sol, mas isso leva a outro problema: estrelas dessas proporções deveriam se transformar em buracos negros após explodirem em supernova.

Localizada a 13.000 anos-luz de distância, a estrela esquisita ainda não tem uma explicação científica. Sua composição é prova de que a explosão ocorreu, mas a própria existência do objeto no lugar de um buraco negro é inexplicável — ao menos por enquanto.

Os cientistas apelidaram a estrela de "Barbenheimer", inspirado no meme de mesmo nome que junta os filmes Barbie e Oppenheimer. O estudo sobre a descoberta foi publicado no arXiv.org e ainda aguarda revisão de pares. Lembrando que, nesses casos, outros cientistas podem encontrar erros nas interpretações dos dados utilizados no artigo.

Fonte: arXiv.org; via: Phys.org