Starship: vídeos mostram explosão do foguete da SpaceX sobre o Atlântico
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

A SpaceX lançou seu foguete Starship na quinta (16) naquele que foi o 7º teste de voo do veículo. O foguete deixou a plataforma de Starbase, no sul do Texas, e seus estágios logo se separaram: o Super Heavy voltou para pousar na plataforma, e o Starship seguiu viagem ao espaço, até que explodiu. O desfecho rendeu vídeos espetaculares publicados no X/Twitter.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Após teste bem-sucedido, o que a SpaceX deve aprontar com o Starship?
- SpaceX | Explosão do foguete Starship cria buraco na atmosfera
Cerca de oito minutos após o lançamento, a SpaceX anunciou que perdeu o contato com o Starship, o estágio superior do foguete — a espaçonave de 52 m de altura explodiu sobre o oceano Atlântico. No momento, as equipes da empresa estão investigando o incidente.
A explosão foi registrada por observadores que estavam na região. Algumas das imagens, inclusive, foram republicadas por Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX. "O sucesso é incerto, mas o entretenimento é garantido", escreveu ele.
Já o vídeo abaixo mostra os detritos vistos de uma aeronave:
Em uma publicação no X, a SpaceX declarou que “o Starship passou por uma desmontagem rápida e não programada durante sua queima de ascensão”. Segundo a empresa, as equipes vão continuar analisando os dados obtidos para entender a causa da explosão.
A SpaceX costuma adotar a expressão “desmontagem rápida e não programada” em vez de “explosão”. E, de fato, incidentes do tipo são esperados durante o desenvolvimento de foguetes como o Starship. “Com um teste assim, o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje vai nos ajudar a melhorar a confiabilidade do Starship”, acrescentaram.
Um dos objetivos da missão incluía o estágio superior do Starship, que deveria liberar 10 réplicas dos satélites Starlink após o lançamento; como o componente explodiu, não foi possível executar esta etapa. Se os satélites tivessem ido ao espaço, provavelmente iriam acompanhar a trajetória suborbital do Starship e mergulhariam no oceano Índico.
Leia também:
Starship: estrondo de foguete da SpaceX é tão alto que pode danificar prédios
Assista ao pouso do foguete Starship como se você estivesse em alto mar
Vídeo: O que é Starlink?