Starship explode de novo: nave de Elon Musk vira bola de fogo durante teste
Por Danielle Cassita • Editado por Léo Müller |

Um protótipo do foguete Starship, da SpaceX, explodiu e virou uma bola de fogo durante um teste na noite de quarta-feira (18). O incidente ocorreu nas instalações da empresa de Elon Musk em Starbase, no Texas, e não deixou feridos. A nova explosão veio após aquelas do sétimo, oitavo e nono teste de voo do veículo.
- Starship | Será que o maior foguete da SpaceX vai funcionar algum dia?
- Starship | FAA conclui investigação da explosão de foguete da SpaceX em 8º voo
A explosão foi flagrada pela equipe do NASASpaceflight, que acompanha as atividades da SpaceX em Starbase. Segundo o portal, a explosão aconteceu pouco antes do teste de ignição estática que seria realizado, e as chamas duraram quase duas horas.
Confira:
“O Starship que se preparava para o décimo teste de voo passou por uma grande anomalia durante um teste em Starbase. Uma área de segurança ao redor do local foi mantida durante a operação e todos os funcionários estavam seguros.”, declarou a SpaceX em uma publicação no X, antigo Twitter.
"Nossa equipe de Starbase está trabalhando ativamente para garantir a segurança do local de teste e dos arredores em parceria com os oficiais locais”, acrescentaram.
A explosão ocorreu durante a ignição estática, um teste de rotina que costuma ser feito antes de foguetes serem lançados. Neste procedimento, os motores do veículo são acionados, sem que ele seja de fato lançado.
Com 123 metros de altura, o Starship é considerado o maior e mais poderoso foguete já construído.
Projetado para ser totalmente reutilizável, o sistema tem capacidade para transportar até 150 toneladas de carga e é essencial para transformar em realidade os planos de Elon Musk para futuras missões tripuladas à Lua e Marte.
Leia também:
- Anatomia do Starship | Saiba como é o foguete gigante da SpaceX que vai a Marte
- Starship | Acidentes, rumores sobre falhas e a previsão de lançamento para 2026
Vídeo: Os telescópios mais incríveis do espaço