Publicidade

Starlink: há mais satélites da SpaceX "caindo" na atmosfera da Terra

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

A SpaceX já tem mais 7 de mil satélites Starlink na órbita da Terra, e muitos deles estão reentrando na atmosfera em um ritmo nunca visto antes. É o que concluiu Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard de Astrofísica e especialista em monitoramento de satélites. 

A taxa de reentradas diárias é sem precedentes”, disse ele em declaração ao portal Spaceweather. “Eles estão aposentando e incinerando [na atmosfera] de 4 a 5 satélites Starlink por dia”, observou ele. 

Somente em janeiro mais de 120 satélites Starlink foram desorbitados, gerando bolas de fogo espetaculares e vários vídeos nas redes sociais. E não pense que os controladores dos satélites foram pegos de surpresa. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

É que os primeiros satélites Starlink de testes foram lançados pela SpaceX em 2018; depois, as primeiras 60 unidades operacionais foram ao espaço em 2019. Hoje, a empresa de Elon Musk planeja expandir sua constelação de satélites para mais de 30 mil unidades.

Enquanto isso, a empresa vem aposentando os satélites da primeira geração para dar lugar aos novos modelos. “Mais de 500 dos 4.700 Starlinks Gen1 já reentraram”, ressaltou McDowell. O problema é que, quando mergulham na atmosfera, os satélites se desintegram e liberam vapores metálicos.

A reentrada de um único Starlink lança quase 30 kg de óxido de alumínio, composto altamente nocivo para a camada de ozônio. Um estudo publicado na revista Geophysical Research Letters em 2024 mostrou que a quantidade do composto aumentou em 8 vezes entre 2016 e 2022, e que vem crescendo ainda mais com o ritmo acelerado de reentradas.

Leia também:

Vídeo: O que é Starlink?

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceWeather