Publicidade

Starliner | Nave da Boeing volta à Terra sem astronautas nesta sexta (6)

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A Starliner, espaçonave da Boeing que levou os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams à Estação Espacial Internacional (ISS), vai deixar o laboratório orbital nesta sexta (6) para voltar à Terra sem tripulantes a bordo. A desacoplagem está prevista para acontecer às 19h04 no horário de Brasília.

Antes da desacoplagem, as equipes da missão vão conduzir uma série de verificações operacionais e meteorológicas. “Quando estiver liberada para prosseguir, a Starliner vai executar sua queima de desórbita, que dura aproximadamente 60 segundos e a desacelera o suficiente para reentrar na atmosfera e se direcionar para o local de pouso”, explicou a NASA.

Após a queima, a Starliner vai ajustar sua posição para descartar o módulo de serviços, que vai ser queimado sobre o Pacífico durante a reentrada. Enquanto atravessa a atmosfera, a espaçonave vai encarar temperaturas de 1.600 ºC e deve perder o contato por alguns minutos com as equipes em solo.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Depois da reentrada, o veículo vai descartar seu escudo térmico a cerca de 900 m de altitude, liberando os paraquedas que vão ajudá-la a desacelerar até pousar no Espaçoporto White Sands, no Novo México. A NASA e Boeing acreditam que Starliner deve pousar por volta das 1h de sábado (7). 

Depois de pousar e passar por análises das equipes em solo, a cápsula vai ser transportada para as instalações da Boeing no Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. Ali, ela vai ser preparada para sua próxima missão. 

A NASA vai transmitir a desacoplagem a partir das 18h45 no horário de Brasília. Para acompanhar, é só acessar o site da agência espacial ou conferir a transmissão no YouTube.

O retorno da Starliner à Terra marca o fim de uma missão marcada por uma série de problemas que começaram antes do lançamento e permaneceram mesmo após a acoplagem à ISS. Os incidentes levaram a NASA a decidir que Butch e Suni vão voltar à Terra com uma nave Crew Dragon, da SpaceX, em fevereiro. 

Fonte: NASA