Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX: nave de cargas Dragon faz 1º desacoplamento autônomo na ISS

Por| 12 de Janeiro de 2021 às 22h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX entrou para a história mais uma vez ao se tornar a primeira empresa a fazer com que uma nave de carga estadunidense desacoplasse da Estação Espacial Internacional (ISS) de maneira autônoma. A manobra aconteceu nesta terça-feira (12), quando a CRS-21 Cargo Dragon se afastou do módulo Harmony e começou a se preparar para retornar à Terra.

O retorno deveria ter ocorrido na segunda-feira (11), mas, devido às más condições climáticas, a NASA e a SpaceX decidiram adiar o processo. A missão foi lançada à ISS no dia 6 de dezembro para levar suprimentos para a tripulação da estação orbital. O evento de desacoplamento autônomo foi transmitido ao vivo pela NASA.

Anteriormente, as espaçonaves Dragon eram atracadas à ISS com a ajuda do grande braço robótico canadarm2, que usa um artefato específico do tipo "presilha" para acoplar a Dragon no segmento estadunidense da ISS, bem como para soltá-la no processo de desacoplamento.

Continua após a publicidade

Com a missão CRS-21, será a primeira vez que uma cápsula com experimentos científicos chega à Flórida desde a época dos ônibus espaciais, encerrados em 2011. Leva cerca de 36 horas para que a Cargo Dragon finalmente chegue de volta ao nosso planeta, ou seja, ela fará a amerissagem (pouso na água) no Golfo do México nesta quarta-feira (13), trazendo consigo 2.500 km de experimentos científicos entre suas cargas.

Entre os experimentos científicos estão o Cardinal Heart , que estuda como as mudanças na gravidade afetam as células cardiovasculares dos astronautas; o Space Organogenesis, que demonstra o crescimento de botões de órgãos 3D a partir de células-tronco humanas; o experimento de adesão e corrosão bacteriana, que identifica os genes bacterianos usados ​​durante o crescimento de biofilme; a produção de fibra óptica em microgravidade; e o Rodent Research-23, que trará de volta ratos vivos.

Fonte: Space.com