/i549959.png)
SpaceX leva 105 satélites à órbita "de carona" em 3º lançamento compartilhado
A SpaceX fez mais um lançamento, levando 105 satélites de diferentes empresas "de carona" ao espaço por meio da missão Transporter-3. A missão foi lançada no início da tarde desta quinta-feira (13) e representou o segundo lançamento realizado em 2022, sendo também o terceiro compartilhado dedicado já conduzido pela empresa.
- Como os satélites na órbita da Terra evitam colisões entre si?
- SpaceX lança dois foguetes Falcon 9 em um único dia
O foguete Falcon 9 deixou a plataforma Space Launch Complex 40, na Flórida, às 12h25 (horário de Brasília). Cerca de nove minutos depois, o primeiro estágio do foguete retornou, pousando em uma plataforma a alguns quilômetros de onde havia decolado. “Isso marca nossa 102ª recuperação em geral”, disse Kate Tice, gerente de engenharia de confiabilidade da SpaceX, durante a transmissão da missão.
Liftoff! pic.twitter.com/CwfVc9Zyjg
— SpaceX (@SpaceX) January 13, 2022
O foguete Falcon 9 levou diferentes satélites à órbita — alguns eram menores que latinhas de refrigerante, e outros chegavam ao tamanho de uma máquina de lavar. O maior “passageiro” do grupo era o satélite Sich 2-1, que irá produzir imagens da Terra para o governo da Ucrânia. Junto dele, estava um par de satélites da finlandesa ICEYE e Capella Space, dos Estados Unidos.
As empresas estão trabalhando em uma mini-constelação na órbita baixa da Terra, formadas por satélites que vão monitorar e mapear os oceanos e mantos congelados através de imagens de radar. Já a Umbra enviou o segundo satélite de sua constelação, que poderá fornecer imagens comerciais de radar com grande resolução.
A missão contou ainda com 44 satélites SuperDove da empresa Planet, que se juntam a outros 240 já lançados para a observação da Terra. Entre outras cargas úteis, estavam oito cubesats Tevel, produzidos por estudantes israelenses para serviços amadores de radiocomunicação na órbita baixa da Terra.
Falcon 9’s first stage has landed on Landing Zone 1 pic.twitter.com/XUQWHtB7kJ
— SpaceX (@SpaceX) January 13, 2022
A Spire Global enviou cinco pequenos satélites, que agora se juntam aos demais de uma constelação criada para coletar e monitorar dados climáticos e de navios. Já a canadense Kepler Communications enviou quatro cubesats, que se juntam a outros 15 já em órbita. Por fim, havia um trio de satélites da África do Sul, lançados como parte de uma iniciativa governamental para rastrear e monitorar o tráfego marítimo.
Foi necessária quase uma hora e meia para toda esta turma ser liberada do estágio superior do foguete, e a SpaceX confirmou a conclusão da sequência de implantações às 14h, no horário de Brasília. Esta missão marcou o 10º voo e pouso de sucesso do propulsor B1058, que fez seu primeiro lançamento com a missão Demo-2, em 2020. Desde então, o booster já foi usado em diversos lançamentos para a expansão da megaconstelação de satélites Starlink, da SpaceX.
Abaixo, você confere a transmissão completa da missão:

Fonte: Via: Space.com
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.