Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX lança novo lote com mais 60 satélites Starlink

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Abril de 2021 às 12h00

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre SpaceX

Por volta das 0h44 (horário de Brasília) desta quinta (29), a SpaceX lançou um novo lote de satélites Starlink para a órbita da Terra — 60, ao todo —, através de seu foguete reutilizável Falcon 9. O lançamento, que ocorreu a partir da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, marcou o 10º voo da empresa neste ano. Cerca de nove minutos após a decolagem, o primeiro estágio do foguete retornou ao solo. Este foi seu sétimo pouso de sucesso.

A SpaceX segue a todo vapor com seu objetivo de alcançar sua megaconstelação de até 30 mil satélites Starlink na órbita da Terra — por enquanto, esse é o número permitido. Desde o ano passado, foram 12 lançamentos da empresa, e o número de satélites chega a 1.144. O impulsionador, chamado B1060, foi utilizado pela primeira vez em junho do ano passado, e hoje atingiu com sucesso seu sétimo lançamento e retorno.

A seguir, você confere o lançamento do Falcon 9:

Continua após a publicidade

Ao todo, este foi o 115º voo do Falcon 9, desde sua estreia em 2018. Na ocasião, o fundador e CEO da SpaceX, Elon Musk, disse que a empresa pretendia que cada foguete voasse, pelo menos, 10 vezes. Recentemente, Musk também apontou que um dos objetivos da empresa é de levar seu lançador reutilizável ao limite, superando a meta inicial de voos.

Após o lançamento, o primeiro estágio do Falcon 9 pousou com sucesso:

Continua após a publicidade

Atualmente, a rede de satélites Starlink se encontra em fase de teste beta, já em uso por alguns países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Nova Zelândia. O objetivo final é um frota de satélites de banda larga capaz de fornecer uma cobertura de internet ao nível global, onde seus usuários podem acessar o serviço através de um terminal instalado em suas casas. A SpaceX já tem feito algumas pré-vendas — as reservas podem ser feitas pelo site da empresa.

Por volta da 1h50 de hoje, a empresa confirmou a liberação do lote de 60 satélites na órbita da Terra:

Vale lembrar que, recentemente, a SpaceX fechou um acordo com a NASA para desviar seus satélites de órbitas que colocassem outros equipamentos ou naves em perigo, como a própria Estação Espacial Internacional (ISS) — no ano passado, a ISS precisou ajustar sua órbita para evitar uma colisão. Neste mês, a empresa enfrentou um dilema com a OneWeb, quando a Federal Communications Commission (FCC) lançou um alerta sobre a chance de um possível impacto entre satélites de ambas as empresas e, apesar do susto, não houve acidente. Acontece que não existe nenhum tipo de regulamentação que as obrigue a desviar seus equipamentos.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com