Publicidade

SpaceX lança foguete Starship na quinta (6); veja online

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Junho de 2024 às 20h00

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O quarto teste de voo do foguete Starship deve acontecer durante a manhã de quinta-feira (6). O lançamento está programado para 9h (horário de Brasília) nas instalações de Starbase, no sul do Texas (EUA). 

Como o nome indica, a missão Starship Flight 4 é o quarto teste de voo do Starship, sistema formado pelo propulsor Super Heavy e pelo Starship, o foguete propriamente dito. O terceiro voo aconteceu em março, marcando a primeira vez em que o sistema chegou ao espaço.

Os objetivos para esta missão são um pouco diferentes daqueles do voo anterior.

Continua após a publicidade

“O quarto teste de voo muda nosso foco do alcance da órbita para a demonstração da habilidade de retornar e reutilizar o Starship e o Super Heavy”, descreveu a empresa.

Portanto, desta vez, a ideia é que o propulsor Super Heavy acione seus motores e desça suavemente às águas do Golfo do México. Já o Starship, a espaçonave propriamente dita, vai tentar realizar uma reentrada controlada. 

Para isso, a empresa fez atualizações de hardware e software e colocou em prática as lições aprendidas durante o 3º voo.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

A trajetória deve ser parecida com a do anterior, e se tudo correr bem, a SpaceX pode ficar mais próxima da tão esperada reusabilidade do sistema

A data do voo foi anunciada após a Administração Federal de Aviação (FAA), a agência reguladora dos voos nos Estados Unidos, emitir uma licença para o lançamento. A aprovação veio após a SpaceX cumprir todos os requisitos, inclusive de segurança.

Como ver online o voo do Starship

Segundo a SpaceX, o teste de voo está programado para acontecer às 9h no horário de Brasília. Vale lembrar que, como há uma janela de 120 minutos para a missão, é possível que o Starship seja lançado somente por volta das 11h. 

Continua após a publicidade

Como de costume, a transmissão do voo começa cerca de meia hora antes, por volta das 8h30. Para acompanhar, é só acessar a live no perfil da SpaceX no X, o antigo Twitter.

Fonte: SpaceX