Publicidade

SpaceX bate novo recorde em lançamento do foguete Falcon 9

Por| 21 de Julho de 2020 às 07h15

Link copiado!

Reprodução/Flickr SpaceX
Reprodução/Flickr SpaceX
Tudo sobre SpaceX

A SpaceX realizou na segunda-feira (20) mais um lançamento do Falcon 9, desta vez para a Lockheed Martin e sua cliente: a Coreia do Sul. A carga foi o ANASIS-II, o primeiro satélite de comunicação militar do país, que será usado para ajudar na proteção de sua segurança nacional. Com este lançamento, a SpaceX bateu um novo recorde.

O Falcon 9 decolou do Cabo Canaveral, na Flórida, às 18h30 (horário de Brasília), usando um booster de primeiro estágio que a SpaceX utilizou na demo missão Demo-2 - aquela que levou dois astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional no final de maio. E o novo recorde estabelecido foi em relação ao tempo necessário para recuperar um booster e deixá-lo prontinho para a reutilização.

Anteriormente, o menor tempo necessário para recuperar o primeiro estágio foi de 63 dias. Isso foi na ocasião do lançamento dos satélites Starlink que aconteceu em fevereiro. Dessa vez, a companhia de Elon Musk precisou de apenas 51 dias entre os dois lançamentos, batendo o recorde com uma diferença de quase duas semanas. A recuperação do primeiro estágio é uma das estratégias mais importantes da SpaceX para reduzir os custos e garantir lançamentos mais acessíveis para empresas menores.

Continua após a publicidade

No vídeo abaixo, está a transmissão ao vivo realizada pela SpaceX. A contagem regressiva para o lançamento em si acontece aos 14 minutos do vídeo:

Após a separação do primeiro estágio na órbita terrestre, ele reentrou na atmosfera e seus propulsores realizaram uma queima controlada para o pouso seguro no navio drone da SpaceX. Com a recuperação bem-sucedida, o booster poderá ser lançado mais uma vez - este foi o seu segundo voo e o pouso no Oceano Atlântico foi o 57º realizado com sucesso pela SpaceX.

Fonte: TechCrunch