Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SpaceX anuncia novo serviço de internet focado em governos e segurança

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Dezembro de 2022 às 10h39

Link copiado!

SpaceX
SpaceX

Neste fim de semana, a SpaceX deu mais um passo na expansão de seus projetos de satélites de internet. A empresa revelou o novo serviço Starshield, especializado no uso da internet e recursos por parte de agências governamentais — principalmente aquelas que atuam no setor de segurança nacional.

Segundo a SpaceX, o Starshield amplia a tecnologia dos satélites Starlink e capacidades de lançamento para aplicações em iniciativas de segurança. “Enquanto a Starlink é desenhada para uso doméstico e comercial, o Starshield é projetado para uso governamental, com foco em três áreas”, escreveram.

Continua após a publicidade

As áreas em questão incluem a observação da Terra, comunicação e cargas úteis alocadas, ou seja, a capacidade de instalar diferentes instrumentos no grupo de satélites Starshield. Com os recursos de observação terrestre, os governos podem lançar satélites com cargas úteis de sensoriamento, e a SpaceX irá transmitir diretamente os dados processados ao governo que contratou o serviço.

Além disso, os governos podem também usar o Starshield para construir grupos de satélites com necessidades específicas, que podem ser usados em missões com cargas úteis enviadas por clientes. Ainda de acordo com a empresa, o Starshield irá oferecer segurança maior que o serviço Starlink “tradicional”.

A segurança será oferecida por capacidades de criptografia de alta garantia, que podem proteger cargas úteis confidenciais e processar dados de forma segura conforme a maioria das exigências dos governos. Ainda, os satélites da companhia podem ter operação alternada com a de outros que estejam equipados com os terminais de comunicação a laser, da Starlink.

Ainda não há muitos outros detalhes sobre o novo projeto. Por outro lado, já se sabe que a SpaceX conta com mais de 3 mil satélites Starlink ativos, e que este número deverá aumentar nos próximos meses e anos. A Comissão de Comunicação Federal (FCC), agência reguladora de telecomunicações nos Estados Unidos, autorizou a implantação de 12 mil satélites Starlink da primeira geração.

Continua após a publicidade

Fonte: SpaceX