Publicidade

SpaceX adia lançamento de missão privada da Intuitive Machines à Lua

Por  • Editado por Luciana Zaramela |  • 

Compartilhe:
Intuitive Machines
Intuitive Machines

Vai demorar um pouco mais para o módulo de pouso da Intuitive Machines viajar à Lua. Nesta terça-feira (13), a SpaceX informou que o lançamento da missão foi adiado devido a um problema com a temperatura do metano líquido no lander Nova-C.

A decisão foi anunciada menos de duas horas antes do lançamento. "[Estamos] desistindo da tentativa [de lançamento] de hoje à noite devido a temperaturas de metano fora do normal antes de iniciar o abastecimento de metano", escreveram membros da SpaceX na noite de terça-feira no X, o antigo Twitter.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Originalmente, o lançamento aconteceria durante a madrugada de quarta-feira (14). com a mudança, a missão ficou programada ser lançada a partir das 3h05 na quinta (15) — contanto que as condições estejam adequadas

O abastecimento do Nova-C com propelente de oxigênio líquido e metano enquanto está na plataforma é uma característica única da missão. O mais comum é que os landers lunares sejam abastecidos com antecedência, mas no caso do Nova-C, o procedimento deve ser feito o mais próximo possível do lançamento para evitar a perda do propelente por temperaturas inadequadas.

Vale lembrar que, apesar da nova data, a SpaceX e a Intuitive Machines têm uma janela de lançamento de três dias iniciada no dia 14 para tentar pousar o lander na Lua no dia 22. Se outro adiamento for necessário após este período, vai haver outra oportunidade em março. 

Missão lunar da Intuitive Machines

Chamada IM-1, esta missão representa a primeira tentativa de a Intuitive Machines pousar um lander na Lua. Se tudo correr bem, o lander Nova-C (ou Odysseus, como é chamado) vai pousar perto de Malapert A, uma cratera próxima da Malapert. 

Tudo dando certo no pouso, o Odysseys deve passar cerca de uma semana em atividade na Lua. Ele leva seis experimentos científicos da NASA e seis de clientes comerciais, como obras do artista Jeff Koons.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*