Publicidade

Sonda Voyager 2 perde contato com a Terra temporariamente

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech

A sonda Voyager 2, da NASA, perdeu temporariamente o contato com a Terra após sua antena sofrer um pequeno desvio acidental. Com o ocorrido, a espaçonave não consegue receber comandos e nem enviar dados à Terra. Felizmente, a comunicação deve ser retomada assim que a antena estiver alinhada novamente.

O desvio aconteceu no dia 21 de julho durante uma transmissão de comandos, um procedimento rotineiro. Apesar de a mudança de direção ser de apenas 2º, ela foi suficiente para causar uma interrupção inesperada do fluxo de dados entre a Voyager 2 e a Terra.

Devido ao desalinhamento da antena, a Voyager 2 está sem contato com as antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da agência espacial norte-americana. No momento, os dados enviados pela sonda não chegam à DSN, assim como ela não recebe os comandos enviados pelos controladores em solo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A boa notícia é que, apesar da interrupção, a Voyager 2 não se desviou de seu percurso e vai continuar viajando pela trajetória planejada. Ela está programada para ajustar sua orientação várias vezes a cada ano, mantendo sempre sua antena apontada para a Terra. O próximo ajuste deve acontecer em outubro, e os membros da missão acreditam que o procedimento deve ser suficiente para resolver o ocorrido.

A Voyager 2 foi lançada em agosto de 1977; algumas semanas depois, foi a vez de a Voyager 1 ir ao espaço. Estas são as únicas duas espaçonaves funcionais que estão no espaço interestelar, nome dado à região além daquela sob influência do Sol.

Atualmente, a Voyager 2 está a quase 20 bilhões de quilômetros da Terra, e deve continuar sua viagem pelo espaço em silêncio até a comunicação ser restabelecida. Já a Voyager 1 já percorreu mais de 24 bilhões de quilômetros e segue em bom estado, mantendo contato com nosso planeta.

Fonte: JPL