Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Solar Parker bate novo recorde de "nave mais rápida da história"

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Novembro de 2021 às 14h40

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

Enquanto se aproxima do Sol para estudar sua atmosfera, a sonda Parker Solar Probe, da NASA, quebrou novos recordes de distância e velocidade que já alcançou. Segundo informações da agência espacial norte-americana, a nave fez seu décimo sobrevoo solar pela nossa estrela no último domingo (21), chegando à velocidade máxima de 163 km/s — o equivalente a 586 mil km/h.

Apesar de não ter especificado exatamente quais recordes a Parker quebrou, podemos fazer algumas especulações com base nos números de sobrevoos anteriores. Em agosto, por exemplo, a sonda passou pelo Sol a 10,4 milhões de quilômetros de sua superfície a 532 mil km/h; já desta vez, além da velocidade impressionante, a nave sobrevoou nossa estrela a apenas 8,5 milhões de quilômetros de sua superfície. Ou seja: quebrou recordes de velocidade e de distância do Sol.

Continua após a publicidade

De acordo com informações da NASA, os instrumentos da Parker estavam preparados para coletar medidas do vento solar perto da origem, realizando também outras descobertas importantes e inesperadas. "Estamos observando maiores quantidades de poeira perto do Sol do que esperávamos", obsevou Nour Raouafi, cientista de projeto da sonda. "O que é mais empolgante sobre isso é que aumenta o nosso entendimento das regiões mais internas da nossa heliosfera, nos ajudando a entender um ambiente que, até agora, era um mistério total", completou.

A sonda foi lançada em 2018 para realizar sobrevoos cada vez mais próximos do Sol para, assim, ajudar os cientistas a entender melhor o que forma o clima espacial. Assim, conforme se aproxima do astro, a Parker é exposta a temperaturas extremas e, para enfrentá-las, ela conta com um escudo de calor especial, coberto por uma pintura refletiva, núcleo de espuma de carbono e painéis também feitos pelo composto.

Os membros da missão esperam ver ainda novos recordes de velocidade e distância, que podem ocorrer assim que a nave completar dois sobrevoos de Vênus em 2023 e 2024 para conseguir um impulso gravitacional. Após o segundo sobrevoo, ela deverá chegar à distância de apenas 6,2 milhões de quilômetros da superfície solar, movendo-se a 690 mil km/h.

Fonte: NASA; Via: Space.com