Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sonda Solar Orbiter ficará entre o Sol e a Terra nesta segunda-feira (7)

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2022 às 14h37

Link copiado!

ESA/ATG
ESA/ATG

A sonda Solar Orbiter ficará entre o Sol e a Terra nesta segunda-feira (7). Durante a passagem, a nave estará a aproximadamente metade da distância entre nosso planeta e estrela, oferecendo aos cientistas uma oportunidade para estudar tanto o clima espacial quanto a conexão entre o Sol e a Terra. Depois, na próxima semana, a sonda seguirá para além da órbita de Mercúrio, enquanto segue se aproximando da estrela.

Durante a passagem, a nave irá atravessar o espaço entre o Sol e nosso planeta, a uma distância de aproximadamente 75 milhões de quilômetros do astro. Os cientistas esperam combinar as observações conduzidas pela sonda neste momento com aquelas de naves que operam mais perto da Terra, como a IRIS, na órbita terrestre, e o observatório SOHO, estacionado a 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta.

Continua após a publicidade

Com isso, será possível “ligar os pontos" de eventos relacionados ao clima espacial. Além disso, a Solar Orbiter poderá também ajudar a determinar a origem de eventos na superfície solar, um dos aspectos mais importantes de sua missão. É que, mesmo que não ocorra nenhum grande evento, os dados da evolução do vento solar conforme viaja pelo Sistema Solar podem render diversas investigações científicas.

Devido à relativa proximidade que tem da Terra, a Solar Orbiter consegue quase manter contato contínuo, transmitindo grandes quantidades de dados para a Terra, processados em velocidades surpreendentes: por exemplo, os dados do magnetômetro da sonda são processados e limpos em cerca de 15 minutos após serem gravados, sendo que este tempo inclui os três minutos e meio necessários para alcançarem estações em solo.

Solar Orbiter se aproximará do Sol

Em breve, a sonda Solar Orbiter continuará em sua viagem para realizar sua primeira aproximação do Sol. A partir do dia 14 de março, ela estará no interior da órbita de Mercúrio, e deverá ficar por lá até o dia 6 de abril. Contudo, será no dia 26 que ela fará sua maior aproximação da nossa estrela, ficando a menos de 30% da distância entre a Terra e o astro. Este será um excelente momento para a coleta de dados do Sol.

Continua após a publicidade

Durante o periélio (o ponto da trajetória onde a sonda estará mais próxima do Sol), a Solar Orbiter vai levar instrumentos potentes para mais perto da nossa estrela do que nunca. Juntos, os dados e imagens coletados podem revelar informações importantes sobre pequenas erupções solares conhecidas como “fogueiras”, reveladas pela missão logo nas primeiras imagens obtidas.

Louise Harra, co-investigadora principal do instrumento Extreme Ultraviolet Imager (EUI), está com grandes expectativas para este momento. “O que mais me deixa ansiosa é descobrir se essas formações dinâmicas que observamos no Extreme Ultraviolet Imager (as fogueiras) podem chegar ao vento solar ou não”, disse, em um comunicado. Para responder esta e outras perguntas, a Solar Orbiter usará seus instrumentos para obter imagens do Sol e coletar medidas do vento solar.

Fonte: ESA